Topo

Enem: Aluno com paralisia reclama de falta de computador para redação, e Inep marca nova data

Ualace Honorato tem paralisia cerebral e reclamou de não haver nenhum computador para ele fazer a redação do Enem 2017 - Arquivo pessoal
Ualace Honorato tem paralisia cerebral e reclamou de não haver nenhum computador para ele fazer a redação do Enem 2017 Imagem: Arquivo pessoal

Bruno Aragaki

Colaboração para o UOL, no Rio

07/11/2017 11h38Atualizada em 07/11/2017 15h59

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017 - desafios da educação para surdos – poderia ter sido tirado de letra por Ualace Honorato, 24. Mas, no último domingo (5), suas mãos não tinham à disposição o recurso que ele precisa para escrever: um computador.

Leia também:

Portador de paralisia cerebral desde que nasceu, Honorato fez a redação do Enem nos anos anteriores com o auxílio da tecnologia. Mas, desta vez, não havia máquinas no seu local de prova, uma escola pública de Paraíba do Sul, cidade de 40 mil habitantes no interior do Rio de Janeiro.

Em nota, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que o candidato não fez a solicitação por um computador, mas ainda assim ele terá uma nova oportunidade para fazer a prova em dezembro.

“Foi uma falta de respeito comigo e com minha mãe”, afirmou Honorato à reportagem do UOL, por mensagem de celular. Com dificuldades para falar e para segurar uma caneta, ele encontrou no computador, aos 10 anos de idade, a sua ferramenta para se comunicar com o mundo por meio da escrita – justamente o que não pôde fazer na prova deste ano.

“Era muito bom o tema. Eu faria uma boa redação, poderia ter tirado uma boa nota”, disse Honorato, que quer fazer faculdade de educação física e se especializar em futebol para cadeirante.

“[A redação] era sobre inclusão, mas se esqueceram do meu filho”, diz a mãe, Lucivânia de Araújo. “Ele ficou na prova até o final, não deixou em branco nenhuma pergunta de alternativa, mas a prova de redação ele não consegue fazer sem o computador”, completa.

Desde que o filho nasceu, Lucivânia se dedica a cuidar dele e a levá-lo para a escola (ele terminou o ensino médio em 2014), para os jogos de futebol e, desde março de 2017, para o Curso Pré-Vestibular Social, instituição gratuita, subsidiada pelo governo do Rio, na cidade vizinha de Três Rios.

Ualace Honorato, aluno - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ualace precisa de computador para escrever
Imagem: Arquivo pessoal

Os problemas com a prova de redação surgiram no caminho de Honorato em 2014, quando tentou o Enem pela primeira vez. A mãe, então, entrou com um pedido na Justiça e conseguiu uma liminar para que o Inep, órgão responsável pelo exame, disponibilizasse uma máquina para o candidato.

“Em 2015 e 2016, mandaram computadores lacrados para ele poder fazer a prova. Mas este ano só tinha um fiscal autorizado a transcrever as respostas para o gabarito. Mas, como ele não fala direito, não dá para fazer a redação assim", diz a mãe.

Inep diz que candidato não solicitou computador, mas aceita marcar nova prova

Procurado pelo UOL na noite de segunda-feira, o Inep apurou a situação e enviou uma nota na tarde desta terça (7) informando que marcará uma nova data para que Ualace faça novamente a primeira prova do Enem, tanto as questões quanto a redação, e desta vez com um computador.

“O INEP e o MEC decidiram, em função da condição especializada do participante, pela reaplicação da prova do primeiro dia do Exame com computador para Ualace Araujo Honorato, que ocorrerá no dia 12 de dezembro de 2017, data definida para a reaplicação das provas para os casos que se fizerem necessários”, diz a nota.

O Instituto destacou, porém, que o candidato e sua mãe não solicitaram a máquina no momento da inscrição, apenas outros itens que seriam necessários.

“O participante Ualace Araujo Honorato informou no ato da inscrição (...) necessidade de ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, com a solicitação dos recursos de auxílio para leitura e transcrição (ledor certificado - 02),  mesa para cadeira de rodas e sala de fácil acesso. Não foi solicitado computador”, afirmou o Inep em nota.

Segundo o Instituto, essa solicitação deveria ter sido feita pelo candidato ou por um responsável por meio de um telefone. O Inep lembrou que a própria mãe de Ualace fizera essa requisição, por telefone, nas edições de 2015 e 2016, mas não em 2017.

“O Enem tem como política ações de inclusão como ‘atendimentos especializados e específicos’ que  constam do edital que regula o Exame. Há recursos ‘especializados’ para 32 opções, como prova em braille, leitura labial, guia intérprete, sala de fácil acesso e lâmina over line, dentre outros. Nos ‘específicos’ há atendimento para gestante, lactante, classe hospitalar e residencial. Nesta edição, 35.653 participantes solicitaram atendimentos especializados. O Inep e o MEC reafirmam o compromisso com a política de inclusão social”, conclui a nota. 

Antes mesmo de saber da resolução do Inep, Ualace afirmou que faria o segundo dia de prova, no próximo domingo (12), ainda que tivesse deixado a redação em branco. “A minha parte, eu vou fazer. E se me derem uma segunda chance para a redação, faço também”, disse ao UOL na segunda-feira.