Topo

Amanhã tem 2º dia de provas do Enem; veja os horários e o que levar para o exame

Candidatos chegam na Uninove, em SP, para o 1º dia do Enem no último domingo (5) - Aloisio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Candidatos chegam na Uninove, em SP, para o 1º dia do Enem no último domingo (5) Imagem: Aloisio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

11/11/2017 04h00

Acontece neste domingo (12) o segundo e último dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017, que serve como porta de entrada para faculdades públicas e privadas em todo o país.

Cerca de 6,7 milhões de candidatos são esperados para fazer as provas. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, sempre pelo horário de Brasília. Não há tolerância para atrasos, ou seja, ninguém pode entrar depois do fechamento dos portões. Por isso, a recomendação é chegar ao local de prova com antecedência.

  • Ao final da prova deste domingo, o UOL transmitirá ao vivo a correção de algumas das questões de matemática e de ciências da natureza por professores do Curso Objetivo. Acompanhe também no UOL a divulgação do gabarito extraoficial da prova e a correção online comentada das 90 perguntas do segundo dia do exame.

Na semana passada, os inscritos fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação, que foi a grande polêmica desta edição do Enem. Após disputa na Justiça, ficou decidido que o candidato que fizer um texto que for considerado desrespeitoso aos direitos humanos não terá, automaticamente, a nota da redação zerada. Mesmo assim, ele poderá perder pontos.

Neste domingo, os candidatos devem responder a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza, que envolvem conteúdos de química, biologia e física. Eles terão até 4h30 para fazer tudo.

Com uma prova desgastante pela frente, a recomendação aos candidatos é começar o exame pelas questões mais fáceis e administrar bem o tempo."Usar muito tempo em questões difíceis no começo da prova aumenta a tensão", afirma o professor de física José Carlos Garcia, do curso Objetivo.

Professores dão dicas do que esperar e como encarar a 2ª prova

UOL Notícias

Horários

A aplicação das provas começa às 13h30. Confira abaixo o horário de fechamento dos portões em Estados e cidades que não seguem o horário de Brasília:

  • os portões serão fechados às 10h do horário local no Acre e em 13 municípios da região sudoeste do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga);
  • para os candidatos de RoraimaRondônia demais municípios do Amazonas, a entrada no local de prova será permitida até as 11h do horário local;
  • os portões serão fechados às 12h do horário local para candidatos de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

O que levar e o que não levar

Para fazer a prova, é preciso levar uma caneta esferográfica de tinta preta, com tubo de material transparente, e um documento oficial de identificação original com foto. São considerados documentos válidos:

  • Passaporte
  • Cédula de identidade (RG)
  • Certificado de reservista
  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Certificado Dispensa de Incorporação
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe
  • Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça

Apesar de não ser obrigatório, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aconselha os inscritos a levarem ainda o Cartão de Confirmação de Inscrição (que possui todas as informações individuais do candidato) e a declaração de comparecimento impressas.

E atenção! Não é permitido fazer a prova com lápis, lapiseira, borracha e caneta de material não transparente. Também é proibido fazer a prova com óculos escuros, chaves, fones de ouvido e qualquer tipo de dispositivo eletrônico, como calculadoras, relógios e telefones celulares. Quem for visto com qualquer um desses materiais durante a aplicação do Enem será automaticamente eliminado da prova.

Veja as regras de segurança que você vai ter que seguir no Enem

UOL Notícias

Frase na capa do caderno de questões

Após a primeira prova, no domingo passado, candidatos compartilharam nas redes sociais o temor de suas provas não serem corrigidas por terem esquecido de copiar, para o cartão de respostas, uma frase que está em cada um dos cadernos de questões.

Porém, o Inep esclareceu nesta semana que candidatos que esquecerem de transcrever a frase de segurança não serão prejudicados e, portanto, terão o gabarito corrigido.

Essa “flexibilização”, segundo o Inep, foi possível devido aos novos mecanismos de segurança do Enem, como a prova personalizada e a coleta da biometria. Combinados, esses mecanismos cumprem a função da transcrição da frase, que servia para checar se a pessoa que estava fazendo a prova era de fato a pessoa inscrita no exame. 

Leia também:

Enem para quê?

Criado em 1998 para avaliar o conhecimento dos estudantes no fim do ensino médio, o Enem foi ganhando outras funções com o passar do tempo.

Em 2009, a prova foi reformulada e ficou com mais cara de vestibular. Hoje, a nota do Enem pode ser usada para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior; para o Prouni (Programa Universidade Para Todos), que concede bolsas parciais e integrais em faculdades privadas; e para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece o financiamento das mensalidades de instituições particulares de ensino superior.

Mas o exame pode abrir também outras portas: entre elas, a entrada em universidades portuguesas, em cursos de língua estrangeira oferecidos pelo MEC (Ministério da Educação) ou até para alguns concursos públicos.

Gabaritos e resultados

Após a prova deste domingo, o UOL terá um gabarito extraoficial e a correção online comentada de todas as perguntas do exame.

Já o gabarito oficial desta edição do Enem será divulgado pelo Inep até o dia 16 de novembro.

A previsão é de que o resultado oficial, com as notas individuais de cada candidato, seja divulgado em 19 de janeiro de 2018.