Topo

Duas pessoas foram presas por usarem ponto eletrônico durante Enem 2018

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 20h30

Duas pessoas foram presas por usarem um ponto eletrônico durante o primeiro dia de provas do Enem 2018, realizado neste domingo (4). Os casos ocorreram em Montes Claros (MG), segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 

- Confira a correção comentada e o gabarito extraoficial do 1º dia de provas do Enem 2018

As identidades dos presos não foram reveladas. Mas, segundo Dennis Cali, coordenador de Inteligência da Polícia Federal, os dois foram presos em flagrante durante as fiscalizações e encaminhados à polícia.

Leia também

Além da eliminação no exame, eles vão responder pelo crime do artigo 311A do Código Penal. "Que é se utilizar de um equipamento para obter vantagem na admissão em curso superior", explicou Cali, que disse que será aberta uma investigação para apurar a participação de outros possíveis envolvidos.

Outros 69 estudantes também foram eliminados por descumprirem uma das regras do Enem. A maioria deles (67) por saírem das salas antes do horário permitido, por utilizarem impressos ou por não atenderem as orientações dos fiscais. Outros dois por revista no detector de metal.

"Vale ressaltar que o número de ocorrências é muito pequena mediante o tamanho e a proporção do Enem", afirmou Cali.