Topo

Pergunta do Enem relacionada a Minecraft agrada candidatos e vira piada nas redes

Minecraft caiu na prova de Matemática do Enem 2018 - Divulgação
Minecraft caiu na prova de Matemática do Enem 2018 Imagem: Divulgação

Guilherme Mazieiro e Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 18h40

A prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aplicada neste domingo (11) trouxe uma questão relacionada ao Minecraft, jogo online que permite a construção de espaços usando blocos. O contexto agradou bastante os candidatos.

Quem foi ao Twitter comentar a prova demonstrou surpresa e satisfação com a questão, por ela trazer para a prova um jogo tão próximo do cotidiano do jovem.

Hoje os participantes tiveram que resolver as 45 questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 da prova de Matemática e suas Tecnologias. A prova teve início às 13h30 e terminou às 18h30. A novidade deste ano é que os participantes tiveram meia hora a mais do que na edição de 2017 para responder às questões deste segundo domingo.

Questão do game Minecraft na prova de Matemática e suas Tecnologias agradou participantes - Guilherme Mazieiro/UOL - Guilherme Mazieiro/UOL
Questão do game Minecraft na prova de matemática do Enem
Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL
“Era uma questão basicamente de visualização, que não requeria cálculos. Tinha a imagem de um bloco formado por vários cubos, a questão pedia para marcar a alternativa que completaria o bloco. Era bem fácil, como se fosse um quebra-cabeças”, explicou Jessé Castilho, professor do colégio pH.

O estudante Guilherme do Nascimento Matias, 16, gostou da questão. “Achei legal porque é uma maneira de aproximar o conteúdo com os candidatos. Tinha uns blocos para gente montar na cabeça. Acho que acertei”, disse o treineiro.

Fabiano Ferreira dos Santo, 19, disse que a questão era tão fácil que ela pode ter sido uma “pegadinha”. “Achei uma pergunta interessante. É curioso, parecia fácil e acho que acertei. Mas pode ter sido uma pegadinha”, disse o estudante que quer tentar entrar no curso de Filosofia com a nota do Enem.

Fabiano Ferreira dos Santos, 19 - Guilherme Mazieiro/UOL - Guilherme Mazieiro/UOL
Fabiano Ferreira dos Santos, 19
Imagem: Guilherme Mazieiro/UOL

No Twitter, elegeram a questão do Minecraft como uma das mais fáceis da prova. Alguns candidatos brincaram que ela foi um presente do Inep para que os alunos interessados em cursos de Humanas não zerassem a prova.