Topo

Notas do Enem 2018 são divulgadas; veja como consultar

Participante segura caderno de questões no primeiro dia de provas do Enem 2018 - Mariana Leal/MEC
Participante segura caderno de questões no primeiro dia de provas do Enem 2018 Imagem: Mariana Leal/MEC

Do UOL, em São Paulo

18/01/2019 08h45

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberou nesta sexta-feira (18) para consulta os resultados individuais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018. A prova é considerada um dos principais acessos ao ensino superior no país.

Os resultados podem ser consultados pelo aplicativo Enem 2018 ou na página do participante. Consulte aqui a sua nota.

O desempenho do Enem só pode ser consultado individualmente. Para ver o resultado, o candidato precisa usar o CPF e a senha cadastrada na página do participante.

Podem verificar seus resultados os participantes que fizeram o Enem 2018 e que já concluíram o ensino médio. Para os demais, que realizaram a prova como "treineiros", as notas estarão disponíveis em 18 de março. Quem tiver esquecido a senha pode recuperá-la na própria página do participante. 

Os candidatos têm acesso às notas que tiraram em cada uma das áreas avaliadas pelo Enem: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. Alunos com mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, já que o Enem utiliza a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para correção. Com isso, as questões têm pesos. 

O "espelho da redação", que permite que os participantes vejam o texto digitalizado e os critérios usados para correção, será liberado no dia 18 de março.

A redação vale nota mil. Em 2018, foi retirada do edital do Enem uma regra que estabelecia que os textos que desrespeitassem os direitos humanos receberiam, automaticamente, nota zero. Com a mudança, candidatos que eventualmente desrespeitarem os direitos humanos em suas redações poderão perder até 200 pontos. 

Onde usar a nota do Enem

Com a nota do Enem, os participantes podem tentar uma vaga no ensino superior e financiamento oferecido pelo MEC (Ministério da Educação).

De 22 a 25 de janeiro, os candidatos podem utilizar a nota para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades estaduais e federais.

O resultado do Sisu será divulgado em 28 de janeiro, e o candidato terá do dia 30 ao dia 4 de fevereiro para se matricular. Quem não for selecionado na primeira chamada poderá se inscrever para a lista de espera, do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.

A nota também é aceita no Prouni (Programa Universidade para Todos), que dá bolsas de até 100% em instituições privadas e receberá inscrições de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro, e a segunda, no dia 18. Caso não seja selecionado nas duas chamadas, o candidato pode se inscrever na lista de espera, entre 7 a 8 de março.

Podem participar do Prouni candidatos que não tenham diploma de ensino superior e atendam a pelo menos uma destas condições: ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em instituição privada com bolsa, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública.

O estudante também poderá se candidatar ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 18 de fevereiro, e a lista de espera estará aberta do dia 20 de fevereiro a 31 de março.

O Fies funciona como um empréstimo das mensalidades de cursos em faculdades particulares, e o aluno paga a dívida depois de formado.

Cronograma:

Enem

  • 18/1 - Resultado para quem já concluiu o ensino médio
  • 18/3 - Resultado para treineiros e divulgação do espelho da redação

Sisu

  • 22/1 a 25/01 - Inscrições Sisu
  • 28/1 - Resultado da 1ª chamada do Sisu
  • 30/1 a 4/2 - Matrícula Sisu
  • 28/1 a 4/2 - Manifestação de interesse na lista de espera do Sisu

Prouni

  • 29/1 a 1/2 - Inscrições Prouni
  • 4/2 - Resultado da 1ª chamada do Prouni
  • 4/2 a 12/2 - Matrícula 1ª chamada do Prouni
  • 18/2 - Resultado 2ª chamada Prouni
  • 18/2 a 25/2 - Matrícula 2ª chamada Prouni
  • 7/3 a 8/3 - Manifestação de interesse na lista de espera do Prouni

Fies

  • 5/2 a 12/2 - Inscrições Fies
  • 18/2 - Resultado Fies
  • 20/2 a 31/3 - Manifestação de interesse na lista de espera do Fies