Topo

Memes, paródias e protesto: como a web reagiu ao pedido do MEC sobre hino

Reprodução
Imagem: Reprodução

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

27/02/2019 15h36

O pedido do MEC (Ministério da Educação) realizado na última terça-feira (25) para que as escolas de todos o país filmassem os seus alunos cantando o hino nacional virou fonte de memes e vídeos irônicos na internet.

Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da pasta, pede que os alunos sejam perfilados diante da bandeira do Brasil e cantem o hino nacional, e que os professores filmem a cena para enviar ao governo. Outra demanda do ministro foi revogada - a de que os alunos lessem uma mensagem com a frase de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL), "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos".

Os internautas reagiram com humor no Twitter e Facebook publicando vídeos sem data marcada de alunos dançando uma versão do hino nacional com batidas de funk. 

Um dos vídeos que mais viralizaram foi em uma escola do estado do Paraná, em que a zoeira teve direito à "gemidão do zap" no meio da execução do hino. Em outro, sem data marcada, um grupo de jovens aparece dançando o hino nacional versão funk. 

Nas redes, os usuários aproveitaram, também, para readaptar antigos memes. Em um dos vídeos, o meme do garoto dançando o "passinho do Romano" voltou a bombar, agora, dançando a versão proibidão do hino nacional brasileiro.

Teve até vídeo publicado de escola militar, também sem data marcada, mostrando os alunos cantando "Eu Vou Parar na Gaiola", de MC Livinho. 

Os protestos

Por outro lado, o pedido também foi alvo de protesto por grande parte dos usuários, que publicaram filmagens de situações precárias dentro de escolas públicas brasileiras para criticar as situações de infraestrutura dos colégios.