Topo

Alunos relatam apreensão após inspeção de militares do Exército na UFBA

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

03/05/2019 15h41

A presença de homens do Exército em um campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia) no bairro de Ondina, em Salvador, causou apreensão em parte dos alunos da instituição.

Segundo relatos de estudantes, ao menos dois militares circularam ontem pela unidade, onde fotografaram salas de aula, cartazes, quadros e pichações.

Ao UOL, a UFBA informou que os agentes realizaram uma visita técnica, já que a instituição abrigará provas de um concurso das Forças Armadas (leia nota mais abaixo).

Sob anonimato, dois alunos contaram à reportagem que muitos colegas ficaram apreensivos ao avistarem a atitude dos militares.
"O medo é o mesmo do que levou 80 tiros no Rio. Simples assim", descreveu um deles.

"Achei muito estranho militares do Exército circulando pela faculdade logo depois de o governo falar que cortaria verba da universidade", observou o outro, referindo-se ao corte de 30% anunciado na última terça (30) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

ufba  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Militares (ao fundo) foram vistos no campus da UFBA
Imagem: Reprodução/Facebook

José Neto, presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), atribui o "pânico" causado pela presença dos militares a um processo de insegurança instalado na universidade.

"O governo vem implementando alguns cortes, e o modelo de segurança é um modelo de segurança que não abarca e não agrega os estudantes. Não faz eles sentirem confortáveis. Essa situação gerou todo esse desconforto, essa insegurança e esse medo nos estudantes sobre a presença desses militares dentro da universidade", disse Neto à reportagem.

De acordo com ele, não houve qualquer comunicado prévio acerca da visita técnica. A reitoria, afirma, só se posicionou depois que o caso repercutiu nas redes sociais. "A reitoria nos informou que eles estavam indo fazer um processo de averiguação do espaço onde vai acontecer o concurso para sargentos do Exército. Um concurso que acontece todo ano e que a UFBA sempre sedia as provas. Acho que é verdade. A reitoria nunca nos deu motivo para desconfiar", afirma o presidente do DCE.

'Não há nenhuma anormalidade', diz vice-reitor

O vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, declarou ao UOL que não há motivos para alarde, uma vez que a instituição sempre cedeu o seu espaço para sediar concursos.

"Nós costumamos ceder as instalações para instituições públicas quando realizam seus concursos. Há um concurso previsto para alguma especialidade, alguma carreira dentro do Exército, e os militares foram fazer uma verificação do local, como qualquer outra entidade a quem oferecemos as instalações costumam fazer. Não há nenhuma anormalidade nisso, de maneira alguma. Se estabeleceu aí a circulação de algumas notícias que não correspondem, em hipótese alguma, à verdade", disse.
Em nota, a assessoria da universidade informou que o certame do Exército ocorre há pelo menos cinco anos.

"Um grupo de militares do Exército Brasileiro, realizou visita técnica à Universidade Federal da Bahia, nesta quinta-feira, dia 02 de maio, com vistas à utilização de espaços da UFBA em concurso nacional para sargentos. Este concurso, que acontece em Pavilhões de Aula da Federação (PAF) desde 2014, ocupará neste ano, no dia 04 de agosto, salas dos PAF 1, 3 e 4", diz.

Procurado via assessoria, o Exército não se manifestou até a publicação da reportagem.

Homem morre após ser fuzilado por integrantes do Exército no RJ

UOL Notícias