Topo

Ranking de produção científica classifica a USP como a 8ª melhor do mundo

Divulgação/Agência USP
Imagem: Divulgação/Agência USP

Do UOL, em São Paulo

14/08/2019 13h22

Em ranking produzido pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CTWS, em inglês), da Universidade de Leiden, na Holanda, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou o 8º lugar como a melhor universidade do mundo -- mantendo a mesma posição de 2018.

Com 963 universidades na edição desse ano, foram analisadas as pesquisas acadêmicas produzidas por cada uma das instituições, levando em consideração a produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela empresa Clarivate Analytics.

Entre as 100 melhores, a USP foi a única universidade latino-americana a se destacar, à frente de instituições como Stanford, Oxford e Cambridge. Enquanto isso, a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP) figurou na 138ª posição, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 183ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 192ª posição.

Além da classificação geral, foram analisados os indicadores das instituições no período de 2014 a 2017 em quatro vertentes: impacto científico, colaboração (interinstitucional, internacional e com a indústria), artigos publicados na modalidade de acesso aberto e diversidade de gênero (número de autorias masculinas e femininas).