Topo

Caneta azul, alarme do celular e zero na redação eliminam no Enem

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Toque do celular e alarme podem desclassificar candidato
  • Prova do Enem também exige caneta na cor preta
  • Bonés e óculos escuros são itens proibidos no dia do exame

Depois de um ano de estudo, ninguém quer ficar de fora da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 por desconhecer as regras eliminatórias.

Além das exigências básicas de não conversar com outros candidatos durante o exame ou de não usar qualquer material impresso, o edital do Enem 2019 tem uma nova regra: o simples toque do celular, mesmo que lacrado no saco plástico, eliminará o candidato.

Em 2018, 137 candidatos foram desclassificados do exame, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para você não ter surpresas e ser desclassificado no Enem 2019, o UOL resumiu as principais regras para realizar as provas, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.

Alarme de celular

O edital de 2019 é claro ao dizer que qualquer som emitido pelo celular do candidato irá causar a desclassificação imediata. Mesmo que o objeto esteja dentro do porta-objetos, isso será o suficiente para que sua prova seja zerada. Por isso, lembre-se de desligar o seu celular ou desativar todos os alarmes do seu aparelho.

Caneta azul

A leitura dos gabaritos é feita por uma máquina que detecta a cor preta. Por isso, a caneta azul não é permitida na prova. Além disso, é importante que a caneta preta usada no dia da prova tenha sido fabricada em material transparente. A exigência é feita para evitar que sejam colocadas "colas" dentro dela.

Zero na redação

A redação é uma parte importante do exame. Caso ela seja zerada, o candidato será eliminado. Por isso, é importante ficar atento a tudo o que pode fazer com que seu texto seja zerado.

Fugir do tema proposto, letra ilegível, entregar a folha de redação sem nada escrito, escrever só sete linhas, escrever em língua estrangeira na maior parte do texto, fazer desenhos e escrever em outro estilo que não seja o dissertativo-argumentativo são situações que vão fazer com que sua prova seja anulada.

Perturbar a ordem

No momento da prova, é preciso que todos estejam concentrados e em silêncio dentro da sala em que o Enem será aplicado. Caso alguém perturbe a ordem, isso irá fazer com que os outros candidatos não estejam totalmente concentrados no exame. Se você fizer isso, será desclassificado.

Conversa durante a prova

A partir das 13h, o candidato não poderá se comunicar de nenhuma forma com ninguém que está dentro da sala. Ele só tem permissão para falar com o fiscal ou o aplicador da prova. Deixar a sala antes de decorridas duas horas do início do exame também elimina o participante.

Não permitir revista

No dia da prova, o candidato precisa permitir que sejam feitas revistas quando necessário. Não permitir que lanche ou que artigos religiosos (burca, quipá e outros) sejam vistoriados pode ser eliminatório.

Boné

Não é permitido que o candidato use nenhuma peça de vestuário que cubra o cabelo ou as orelhas. Por isso, boné, chapéu, viseira e gorro são proibidos. Óculos escuros também não podem ser usados durante a prova.

Quem mandou bem no Enem dá dicas na reta final do exame

UOL Notícias