Topo

Studygrams: Como usar os perfis do Instagram para estudar para o Enem 2019

Reprodução
Imagem: Reprodução

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL

16/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Chamados de studygrams, os perfis trazem dicas, resumos e motivações para os vestibulandos
  • Os conteúdos são produzidos por estudantes e vestibulandos

Compartilhar imagens nas redes sociais é um dos jeitos que os vestibulandos estão usando para estudar e se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Em perfis conhecidos como studygrams, palavra em inglês que une "study" (estudo) com Instagram, são compartilhadas fotos de esquemas de estudo, mapas mentais, motivações para estudar e conteúdos escolares bem resumidos.

A maior parte dos perfis é sobre conteúdos que costumam cair nos vestibulares e no Enem. Mas há também perfis com assuntos variados, como dicas de produtos de papelaria, de carreira e até de caligrafia. Todo conteúdo que trouxer algum tipo de aprendizagem pode ser marcado por #studygram. Ou, na versão brasileira dessa hashtag por #studygrambr.

O UOL selecionou 11 perfis de studygrams que vão te ajudar na rotina de estudos e na revisão de assuntos que são referências em vestibulares.

1) @isabellasstudies

stydygramaisabella - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O perfil traz resumos, dicas de estudo e motivação para os vestibulandos não se deixarem abater pela pressão do momento. Ele é administrado por Isabella Park, 17, vestibulanda e aluna do terceiro ano do ensino médio. Isabella tem mais de 100 mil seguidores e ensina a fazer seus próprios resumos.

2) @matematicagem

Matematicagem - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
O perfil administrado pelo estudante de engenharia civil Felipe Santana Pena, 20, é ideal para os estudantes que precisam reforçar os estudos de matemática. Com papel e caneta, Pena explica conceitos e resolve problemas matemáticos. O estudante usa o perfil para responder dúvidas específicas.

3) @inspirationstudiess

CITAÇÕES EM TEXTOS ACADÊMICOS ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Quando citamos, o objetivo é incorporar as ideias de outra pessoa a nosso trabalho como parte de um diálogo. Vamos ver agora alguns tipos de citações que encontramos: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ CITAÇÃO LONGA ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Passa de 3 linhas - fica em um parágrafo separado, recuado (no mesmo alinhamento da primeira linha dos demais parágrafos do texto), com espaçamento simples entre as linhas e em fonte menor. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ CITAÇÃO CURTA ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Até 3 linhas, no máximo. Nesse caso, ele não aparece em um parágrafo separado, mas sim é incorporado ao próprio parágrafo do texto em que a citação se insere, e vem separado por aspas. Em ambas as situações ❗️ É indispensável mencionar a página da publicação original (livro, periódico...) de onde a citação foi retirada. ❗️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ CITAÇÕES DIRETAS ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ As palavras do autor citado são transcritas literalmente, conforme ele as escreveu. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ CITAÇÃO INDIRETA (também chamada "livre"). É o que ocorre quando apresentamos as ideias do autor citado com nossas próprias palavras. Também nesse caso é preciso apresentar a fonte de onde as ideias foram extraídas, informando a obra (pelo sobrenome do autor e o ano da edição) e, quando possível e pertinente, os números das páginas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Espero que esse post te ajude agora ou futuramente ❤️ comentem aqui se vocês gostam desse tipo de post 👇🏼e também compartilhem com os abigos 😂✨

Uma publicação compartilhada por s a r a (@inspirationstudiess) em

A estudante de pedagogia Sara Felix, 20, cria conteúdos para inspirar os seus seguidores a concentrar-se nos estudos e dá dicas de aplicativos úteis para a aprendizagem.

4) @studies.t

Perfil Studies - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
A estudante Thaís Lopes Passos, 18, produz posts bem diagramados cujos temas principais são geometria e organização de espaço de estudo.

Candidata a uma vaga no curso de arquitetura em Portugal, Thaís, que é brasileira, aborda também os temas que costumam ser os mais pedidos no Enem.

5) @_bella.study_

Izabella - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vestibulanda, a adolescente Izabella Braga Martins, 17, afirma que escolhe os conteúdos que posta na rede social de acordo com o que está revisando em sua semana de estudo.

Ela faz enquetes para saber quais conteúdos e matérias os seguidores querem ver no studygram e depois anota para realizar todos os pedidos.

6) @estudapotter

Perfil Estuda Potter - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Aos 15 anos e no segundo ano do ensino médio, o estudante Enzzo Vinícius Dias Queiroz usa seus estudos para produzir conteúdo para seu perfil na rede social, compartilhando os resumos dos assuntos que estuda diariamente.

7) @bonssestudos

Bons estudos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Administrado pela jovem estudante Alicia Nascimento Pereira, 14, o perfil traz resumos de temas importantes como sistema solar, vegetação brasileira e figuras de linguagem.

8) @med_rabiscos

Medrabiscos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Candidata a uma vaga no curso de medicina, a estudante de Minas Gerais posta resumos bem completos e coloridos de todas as áreas do conhecimento. Os materiais de biologia são ainda mais completos.

9) @resumosestudos

Perfil ResumoEstudos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Nesse perfil, você encontra resumos de todas as áreas. No destaque do stories, há uma área sobre sobre Enem.

10) @coisasdeenem

Coisas de Enem - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Esse perfil é interessante porque traz exames e resolução de questões que já caíram na prova, ajudando o estudante a testar seu conhecimento.

11) @projetoredacao

Dicas de gramática, sugestões de filmes, temas possíveis para a prova de redação do Enem: esse perfil concentra os conteúdos específicos para o aluno tirar a tão sonhada nota mil.