Topo

Saiba tudo o que pode anular a sua prova no Enem

As questões de múltipla escolha devem ser respondidas no gabarito da prova - Werther Santana/Estadão Conteúdo
As questões de múltipla escolha devem ser respondidas no gabarito da prova Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL

02/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro
  • Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h
  • O teste começa às 13h30 e tem tempo mínimo de 2 horas
  • Atrasado não entra e perde exame

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontece nos dois próximos domingos (3 e 10 de novembro).

Para fazer o exame com calma e sem surpresas, é preciso que os candidatos se informem e tenham atenção em relação a todas as atitudes que podem anular a prova.

Chegar atrasado

Todos os estudantes deverão estar dentro do local de prova até as 13h. Os portões se fecham pontualmente no horário. Por isso, é importante que o candidato se programe para chegar uma hora antes ao local de prova. Assim, se tiver algum problema no caminho, não irá perder o teste.

Cuidado com campi grandes. O horário marcado é para estar dentro de sala de aula.

Documento

O candidato que não estiver com um documento com foto não poderá realizar a prova. Por isso, lembre-se de levar seu RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho. Caso você tenha sido roubado ou tenha perdido os documentos, é necessário que você apresente um boletim de ocorrência para fazer o exame.

Revista

O fiscal da prova pode pedir para revistar seus objetos pessoais, lanches e artigos religiosos (burca, quipá e outros) a qualquer momento. Você não pode se negar a mostrar o que está levando. Caso isso aconteça, você será eliminado.

Conversar

O estudante não poderá conversar com nenhuma outra pessoa na sala a partir das 13h. Isso pode causar eliminação. Ele só está autorizado a falar com o fiscal e com o aplicador da prova.

Sair antes

Quem vai fazer a prova não pode sair antes de completar duas horas do início do exame. Portanto, como a prova começa às 13h30, o estudante só poderá entregar a prova e ir embora a partir das 15h30. Caso o candidato saia antes, ele será eliminado.

Caneta azul

A prova deverá ser feita inteiramente com caneta preta. A exigência é feita pelo fato de a máquina que confere os gabaritos estar programada apenas para detectar a cor preta. Sendo assim, caneta azul ou de qualquer outra cor implica eliminação. É importante lembrar que a carga da caneta preta também deve estar dentro de um compartimento transparente.

Alarme do celular

Qualquer som emitido do celular do participante irá causar desclassificação imediata. Por isso, é importante desligar o aparelho ou desativar todos os alarmes antes de colocá-lo no porta-objetos.

Boné e óculos escuros

O edital do Enem 2019 diz que não é permitido que o candidato use nenhuma peça que cubra cabelo ou orelhas. Sendo assim, boné, chapéu, viseira, gorro e óculos escuros são proibidos.

Redação

Muitos descuidos podem fazer com que a sua redação seja zerada. Fugir do tema, letra ilegível, escrever só sete linhas ou em língua estrangeira, fazer desenhos e escrever em outro estilo que não seja o dissertativo-argumentativo vão anular a sua redação. Portanto, preste bastante atenção na hora de produzir seu texto.

Prova em branco

Cuidado para não entregar a sua prova em branco. Lembre-se que todas as questões de múltipla escolha devem ser respondidas no gabarito da prova e que a redação deve ser transcrita para a Folha de Redação. Caso você entregue um dos dois em branco, será desclassificado.