Topo

Acaba 1ª prova do Enem; UOL corrige a prova

Enem 2019: candidatos em tarde de prova - Divulgação
Enem 2019: candidatos em tarde de prova Imagem: Divulgação

UOL, de São Paulo

03/11/2019 19h00

Resumo da notícia

  • O UOL faz a correção online e o gabarito extraoficial em parceria com o Objetivo
  • Gabarito oficial será divulgado dia 13 de novembro
  • Próxima prova acontece domingo (10)

Acabou às 19h a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 . O UOL faz a correção online e o gabarito extraoficial em parceria com o Objetivo. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro e os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020.

Os mais de 15 mil candidatos surdos ou com alguma deficiência auditiva terão até às 21h para terminarem a prova.

Para esses estudantes o Instituto Nacional de Estudos e Pesquis (Inep) oferece a videoprovas em Libras desde 2017 e, em 2018, aprimorou a ferramenta, lançando a Plataforma Videoprova em Libras. Nela, os participantes encontram os enunciados das questões e opções de respostas, além dos gabaritos em vídeo, o que permite que os participantes estudem os conteúdos por meio de materiais com o mesmo formato da aplicação.

No primeiro dia de prova, os candidatos respondem 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e mais 45 de Ciências Humanas e fizeram uma redação sobre a "Democratização do acesso ao cinema".

No próximo domingo (10) é a vez das provas de Ciências da Natureza e de Matemática, cada uma também com 45 perguntas de múltipla escolha.

Redação

O tema de 2019, segundo os professores, foi mais específico do que nos anos anteriores. "Surpreendeu. Nós apostávamos que o tema até poderia falar de democratização do acesso à cultura e não especificamente sobre o cinema", afirma Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do Objetivo.

Para Maria Aparecida, esse é um tema acessível e que qualquer candidato poderia fazer uma relação direta com o seu dia a dia na hora de escrever.

Segundo a coordenadora de Redação do Poliedro, Maria Catarina Bozio, a prova atual ano se diferencia da linha de 2018. "Ela traz de volta um tema que pede um recorte sobre o Brasil. Isso tinha desaparecido da prova de 2018, mas era uma tendência de 2014 pra cá. Isso pode trazer uma tranquilidade ao aluno, na hora de pensar uma proposta de intervenção que seja próxima da realidade deles".