Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe e filho fazem Enem juntos: "vim para dar força ao meu filho"

Zenaide Tolentino de Souza, 49, e o filho Isaias Tolentino Araújo de Souza, 17, farão prova no mesmo prédio em Maceió - Aliny Gama/Colaboração para o UOL
Zenaide Tolentino de Souza, 49, e o filho Isaias Tolentino Araújo de Souza, 17, farão prova no mesmo prédio em Maceió Imagem: Aliny Gama/Colaboração para o UOL

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

03/11/2019 12h18

A técnica em enfermagem Zenaide Tolentino de Souza, 49, decidiu voltar a estudar depois de uma pausa de 12 anos para dar força ao filho Isaias Tolentino Araújo de Souza, 17. Eles farão prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) hoje no prédio de uma faculdade particular de Maceió.

Os dois acordaram cedo, almoçaram e já estavam a caminho do local de provas às 11h para não chegar atrasados.

Zenaide pretende cursar agroecologia. Já Isaias escolheu engenharia civil na Ufal (Universidade Federal de Alagoas).

Ele conta que ficou feliz ao saber que a mãe iria fazer Enem e até pagou a inscrição dela. "Não só ajudei a preencher os dados como paguei a inscrição da minha mãe", diz ele, que cursa terceiro ano do ensino médio e já é a terceira vez que faz Enem.

Zenaide conta que estudou em casa, conciliando a rotina de trabalho e os afazeres domésticos. "Estou ansiosa porque teve muitas mudanças da minha época para cá. A redação mesmo, peguei muitas dicas com meu filho. Estou feliz em estarmos indo juntos. Vim para dar força a ele e vou estar fazendo a prova pensando nele", conta Zenaide.

Em Alagoas, de acordo com dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira), 89.826 pessoas se inscreverem no Enem 2019. As provas ocorrem em Maceió e 25 municípios do estado.

Enem começa a ser aplicado neste domingo

Band Notí­cias