Topo

Mais de 5 milhões de estudantes fazem 2º dia do Enem; UOL corrige a prova

3.nov.2019 - Estudantes se aglomeram em frente a universidade em São Paulo, um dos locais de prova do Enem 2019 - Vitor Pamplona/Colaboração para o UOL
3.nov.2019 - Estudantes se aglomeram em frente a universidade em São Paulo, um dos locais de prova do Enem 2019 Imagem: Vitor Pamplona/Colaboração para o UOL

Carolina Cunha

Colaboração para o UOL

10/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Segunda prova acontece hoje com matemática e ciências da natureza
  • Portões fecham às 13h; prova começa meia hora depois
  • Atenção ao celular desligado e não esqueça a caneta preta

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será aplicada hoje. O UOL faz a correção online e o gabarito extraoficial em parceria com o Objetivo. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro.

O Enem deste ano tem 5,1 milhões de inscritos, o menor número desde 2012 —quando 4,3 milhões confirmaram a inscrição. Em 2018, foram 5,5 milhões de inscritos confirmados.

Se você ainda tem dúvidas, o UOL organizou as informações sobre a prova e o que você precisa saber para tudo correr bem neste primeiro dia.

Quais são as datas de provas?

As provas do Enem 2019 acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.

No primeiro dia de prova, os candidatos responderam 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e mais 45 de Ciências Humanas, além de fazer a redação.

No segundo domingo, é a vez das provas de Ciências da Natureza e de Matemática, cada uma também com 45 perguntas de múltipla escolha.

Que hora começa o Enem?

Horários

  • 12h: abertura dos portões.
  • 13h: fechamento dos portões.
  • 13h30: início das provas.
  • 15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões.
  • 18h30: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões.
  • 19h: término das provas.

Programe-se para chegar ao local de prova uma hora antes do fechamento dos portões, que acontece às 13h (horário de Brasília). Atrasos não serão tolerados. Após o fechamento dos portões, ninguém mais entra.

A saída será permitida somente duas horas depois da aplicação do exame. Ou seja, às 15h30. Quem sair antes será eliminado.

É permitido levar o Caderno de Questões ao deixar a sala de provas após as 18h30. A prova termina às 19h.

Fique atento: o exame segue o horário oficial de Brasília. Portanto, quem mora em regiões que têm fuso diferente deve chegar ao local de prova no horário correspondente. Confirme qual será o horário local no seu estado.

Qual a diferença entre as cores dos cadernos de provas do Enem?

O Enem é aplicado em quatro cores: rosa, amarela, azul e branca. Não há diferença no conteúdo de uma prova para a outra: todos os cadernos trazem as mesmas questões.

A única diferença é a ordem em que os itens são apresentados. Os cadernos são distribuídos pela sala de modo a nenhum aluno ficar perto de outro que tenha a mesma cor de prova, diminuindo as chances de fraudes e "colas".

Fique atento: ao consultar o gabarito, preste atenção na cor de sua prova.

Quando sai o gabarito oficial?

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, três dias após o último domingo de prova. O material estará disponível no site do Enem, pelo aplicativo do Enem e no Portal do Inep. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020.

O que levar para a prova do Enem 2019?

  • A única caneta permitida para a realização da prova é a esferográfica de tinta preta, com tubo transparente. As canetas azuis serão vetadas. Dica: leve mais de uma caneta, porque, se uma falhar, você tem outra como reserva.
  • Antes de sair de casa, veja se a documentação está em mãos. Só é permitido entrar na sala de provas com o documento de identificação.
  • RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados válidos para apresentação.
  • Não leve cópias (mesmo que autenticadas) ou versões digitais do seu documento. Se você perdeu o documento ou teve a documentação roubada, é só levar um boletim de ocorrência que tenha sido expedido pela polícia há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de provas.
  • O Cartão de Confirmação de Inscrição não é um item obrigatório no dia do exame, sendo exigida somente a apresentação do documento oficial de identidade. É recomendável que o candidato esteja munido dele, a fim de facilitar o seu acesso ao local de prova.
  • É aconselhável levar a declaração de comparecimento, para casos em que seja necessário comprovar presença a terceiros nos dias de prova.

O que não pode levar para a prova do Enem 2019?

  • Lápis, lapiseira, borracha, corretivo, régua e calculadora;
  • Livros, impressos e anotações, manuais e cadernos;
  • Folhas ou bloco para rascunho --a própria organização da prova já os disponibiliza;
  • Dispositivos eletrônicos (celulares, smartphones, calculadoras, tablets, iPods, gravadores, relógios, alarmes, MP3, agendas eletrônicas, pendrive, entre outros);
  • Chave com alarme;
  • Artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • Óculos escuros;
  • Armas de qualquer espécie;
  • Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Fique atento: antes de entrar na sala, o candidato receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens "proibidos". Guarde o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

E o celular?

É possível levar o celular, mas ele não poderá ser usado dentro do prédio de provas. Ao entrar em sala de aula, o candidato deve guardar o aparelho, desligado, em um envelope porta-objetos. O envelope deve ser lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação.

Fique atento: em sala de aula, o participante é imediatamente eliminado se o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, como toque, alarme ou mensagem. A regra é valida mesmo que o aparelho esteja desligado e na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador.

Pode levar comida para o Enem?

O Enem é conhecido por ser uma prova longa, com duração de cinco horas, em média. Por isso, é recomendável levar bebidas e alimentos para ter energia e concentração durante a prova.

Quais lanches podem ser levados?

Não existe regra. Recomenda-se levar alimentos leves e de fácil manuseio.

O participante pode levar frutas, castanhas, sanduíches, doces, sucos e alimentos industrializados. Não se esqueça de levar uma garrafinha de água para se hidratar.

Fique atento: As embalagens dos lanches industrializados não precisam ser transparentes, mas deverão estar intactas (fechadas). Todos os alimentos passam por vistoria do aplicador da prova.

Pode usar o banheiro durante a prova?

O candidato pode ir ao banheiro durante o teste, desde que seja acompanhado por um fiscal de corredor.

Fique atento: o candidato não poderá sair para o banheiro com objetos nos bolsos. Caso contrário, poderá ser punido.

O que vestir no Enem?

O Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto a roupas. O que o documento traz são proibições quanto a utilização de acessórios, como óculos escuros e artigos de chapelaria: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

  • A recomendação é usar roupas e sapatos confortáveis que não incomodem o participante. Short, bermuda ou chinelo são permitidos.
  • Artigos religiosos, como burca e quipá, são permitidos, mas também precisam passar por revistas do aplicador de provas para que possam ser utilizados dentro da sala.
  • Participantes que solicitaram atendimento especializado para necessidades especiais podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, assinador, régua, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e/ou tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão-guia.
  • É possível levar bolsas e mochilas para o exame. Mas elas terão que ser revistados pelos fiscais.

Como administrar o tempo?

Saber calcular o tempo certo da prova é fundamental. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento da Folha de Redação. Professores recomendam o tempo de três a cinco minutos para resolver cada questão de múltipla escolha e uma hora para escrever a redação.

O ideal é dar prioridade para as questões que o participante saiba o conteúdo e deixar para o fim os assuntos considerados mais difíceis. No entanto, não existe uma regra e cabe ao estudante escolher o que considera a melhor opção.

Fique atento: não se esqueça de reservar um tempo para o preenchimento do Cartão-Resposta.

O que pode eliminar o candidato?

Além das orientações já citadas sobre o que não pode levar para a prova, confira outras dicas sobre o que pode causar a eliminação do candidato.

  • Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas.
  • Utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do exame.
  • Utilizar livros, notas, papéis ou impressos durante a aplicação do exame.
  • Sair da sala com o cartão de respostas ou outro material de aplicação --com exceção para o caderno de questões depois de duas horas do início da prova e se a saída for definitiva.
  • Entregar o cartão de respostas ao aplicador e ir embora definitivamente antes de duas horas de aplicação.
  • Não aguardar em sala de provas, das 13h às 13h30 (horário de Brasília) para procedimentos de segurança, exceto para a ida ao banheiro acompanhado por um fiscal.
  • Recusar-se a ser submetido à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente.
  • Iniciar as provas antes das 13h30 (horário de Brasília) ou da autorização do aplicador.
  • Portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos no art. 6º do Estatuto do Desarmamento.
  • Receber, de qualquer pessoa, informações referentes ao conteúdo das provas.
  • Fazer anotações em outros objetos ou qualquer documento que não seja o cartão de respostas, o caderno de questões, a folha de redação e a folha de rascunho.
  • Não manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala provas.