Topo

Esse conteúdo é antigo

Declaração sobre peixe inteligente que foge de óleo cai em vestibular

O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que disse que "o peixe é um bicho inteligente" - Reprodução
O secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, que disse que "o peixe é um bicho inteligente" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/12/2019 10h54

A declaração do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, de que peixe é inteligente e foge de manchas de óleo, dada durante o derramamento no Nordeste, caiu no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizado neste domingo (15).

Em uma questão sobre cadeias e teias alimentares, a alternativa B dizia: "O peixe é inteligente e desvia-se do petróleo: por isso, o consumo de peixes proveniente dos locais contaminados não oferece risco de contaminação para o homem". Essa alternativa era incorreta segundo o gabarito da prova.

Vestibular UECE - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No início de novembro, o secretário falou, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que a população do Nordeste podia continuar consumindo pescados apesar das manchas de petróleo que atingiam a costa da região.

"O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo", afirmou Seif Júnior na live transmitida nas redes sociais de Bolsonaro. "Então, obviamente que você pode consumir seu peixinho sem problema nenhum. Lagosta, camarão, tudo perfeitamente sano."