Topo

Esse conteúdo é antigo

Escola pública do Rio atira pela janela do 4º andar caixas de livros doados

20.abr.2016 - Imagem do portão de entrada do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, no bairro de Santa Teresa, na região central do Rio - Júlio César Guimarães/UOL
20.abr.2016 - Imagem do portão de entrada do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, no bairro de Santa Teresa, na região central do Rio Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/01/2020 10h36Atualizada em 16/01/2020 22h39

Uma escola pública do Rio de Janeiro foi flagrada arremessando livros doados de uma altura de 16 metros para serem descartados. Reportagem publicada hoje pelo jornal "O Globo" mostra caixas de livros sendo lançadas do quarto andar do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, até a quadra da escola.

De acordo com a reportagem, o flagra aconteceu na última terça-feira (14). Os livros descartados foram colocados em caçambas e triturados em uma cooperativa de reciclagem.

A diretora da escola, Rosângela Cistaro, disse que os livros foram descartados porque estavam sem condições de uso, com mofo e ácaros.

Questionada sobre o motivo de os livros serem arremessados dos quarto andar, ela afirmou que essa era a forma "mais rápida, fácil e barata". Depois, se contradisse e culpou os funcionários pela maneira como o material foi descartado.

"Talvez tenha ocorrido um erro. É um pessoal [os operários] desavisado que atirou os livros pela janela. Só isso. Quando eu vi, eu fui lá. Estes livros não foram comprados por dinheiro público. Eles nem chegaram a ser catalogados", afirmou a diretora ao jornal.

Conduta de diretora será investigada

O Secretário Estadual de Educação do Rio, Pedro Fernandes, afirmou que o episódio é "lamentável" e que determinou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta da diretora.

Segundo ele, há um protocolo a ser seguido para o descarte de livros. "É uma imagem chocante. Mesmo se for caracterizado se tratar de livros inservíveis. Se a investigação constatar falhas no procedimento de descarte, a diretora será afastada", declarou.