Topo

Esse conteúdo é antigo

Fuvest divulga lista de aprovados no vestibular da USP; confira o resultado

25.nov.2018 - Candidatos realizam prova da primeira fase da Fuvest  - Werther Santana/Estadão Conteúdo
25.nov.2018 - Candidatos realizam prova da primeira fase da Fuvest Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

24/01/2020 10h09Atualizada em 24/01/2020 12h33

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo), divulgou hoje às 10h a lista de aprovados em primeira chamada do vestibular 2020. Clique aqui para ver os resultados.

O site apresentou instabilidade por alguns minutos, causada pelo grande número de acessos, segundo informado ao UOL pela assessoria da Fuvest. A situação havia sido normalizada menos de uma hora após a divulgação dos resultados.

Para 2020, a USP oferece 11.147 vagas em 106 carreiras de graduação. Do total, 8.317 são destinadas à seleção pelo Concurso Vestibular Fuvest 2020, enquanto 2.830 vagas são voltadas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Outras 113 vagas são reservadas para estudantes brasileiros participantes de competições do conhecimento. A seleção é feita de acordo com um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno nas competições.

A maior nota de corte ficou com o curso de Medicina em São Paulo - para chegar à segunda fase o candidato precisava ter acertado, no mínimo, 78 das 90 questões da primeira etapa.

Em seguida estavam Medicina em Bauru e Medicina em Ribeirão Preto, com 75 pontos, e Engenharia Aeronáutica em São Carlos, com 70.

O exame foi aplicado em 24 de novembro (primeira fase) e nos dias 5 e 6 de janeiro (segunda fase).

Matrículas

Os convocados devem realizar a etapa virtual da matrícula no site da USP das 8h de amanhã até às 16h do dia 28/01 (terça-feira). A não realização da etapa virtual da matrícula acarretará a desclassificação e consequente perda da vaga, informou a Fuvest.

Na etapa virtual de matrícula, haverá a validação eletrônica da documentação (PDF, JPG, PNG, GIF), que consiste do envio de cópia digitalizada de certificado de conclusão de curso do ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar ou o diploma de curso superior oficial e respectivo histórico escolar, documento de identidade e uma fotografia recente com menos de um ano.

Ainda na etapa virtual, o candidato convocado deverá obrigatoriamente escolher entre as seguintes condições: matriculado satisfeito (S), em que efetua matrícula no curso para o qual foi convocado; desistente aguardando nova convocação (D), em que não efetua matrícula para o curso para o qual foi convocado, mas continua concorrendo nas chamadas subsequentes para matrícula nas demais opções de curso que apontou no ato da inscrição; e matriculado aguardando nova convocação (M), em que efetua a matrícula no curso para o qual foi convocado, podendo concorrer uma única vez nas chamadas subsequentes para o remanejamento para uma das outras opções de curso indicadas no ato da inscrição.

O candidato convocado para a sua primeira opção de curso somente poderá manifestar a condição de matrícula satisfeito (S). O candidato convocado na primeira chamada para uma opção de curso que não seja a sua primeira opção poderá manifestar uma das três condições.

Já a etapa presencial da matrícula, em que haverá identificação fotográfica do ingressante, além da conferência física da documentação, ocorrerá nos dias 18/02 (terça-feira) e 19/02 (quarta-feira).

Para os cursos dos campi da capital paulista (Butantã, Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina, Faculdade de Saúde Pública, Faculdade de Direito e EACH - USP Leste), a matrícula deverá ser realizada no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (CDI), localizado à Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, Cidade Universitária, Butantã.

Para os aprovados dos cursos dos campi do interior, os locais serão divulgados por e-mail a todos os ingressantes e disponibilizados no site da USP.

Para cursos do período matutino, vespertino e diurno, a matrícula da 1ª turma será às 8h, da 2ª turma às 10h e a 3ª turma às 14h. Para cursos em período integral, a matrícula da 1ª turma será às 14h e da 2ª turma às 16h.

Finalmente, para cursos do período noturno, a matrícula da 1ª turma será realizada às 19h e da 2ª turma às 21h. O dia e horário específico de cada curso e turno serão divulgados via e-mail a todos os ingressantes.