Topo

Esse conteúdo é antigo

Comissão do Senado convida Weintraub para explicar erro na correção do Enem

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante apresentação do Compromisso Nacional pela Educação Básica - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante apresentação do Compromisso Nacional pela Educação Básica Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo*

04/02/2020 14h48

Na primeira reunião de 2020, a Comissão de Educação do Senado aprovou hoje convite para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, compareça à reunião do colegiado na próxima terça-feira (11) para falar sobre problemas na correção de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019.

Inicialmente, a ideia do senador Randolfe Rodrigues (Rede- AP), autor do requerimento, era convocar o ministro, mas a comissão preferiu o convite. Caso ele não compareça, os senadores do colegiado não descartam a possibilidade de convocá-lo.

Na reunião de hoje, o senador Humberto Costa (PT-PE) criticou o ministro e classificou como "lambança internacional" o fato de as provas do Enem apresentar erros de correção.

"É uma demonstração de incompetência, irresponsabilidade, falta de compromisso público e prepotência", afirmou o petista.

Já o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) reclamou do corte, no Orçamento de 2020, de R$ 10 bilhões que seriam destinados a centros de pesquisa científica e universidades federais, além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao mesmo tempo em que o Orçamento da Defesa aumentou.

Erro em correção afetou quase 6.000 provas

Depois de reclamações de estudantes, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do Enem, reconheceu que foram encontrados casos de inconsistências na correção de provas do Enem.

O erro, segundo o Inep, afetou afetou exatamente 5.974 de candidatos, 0,15% dos 3,9 milhões de inscritos que fizeram as provas em 3 e 10 de novembro, e foi provocado pela gráfica responsável pela impressão da prova. O resultado foi divulgado após reparação das notas.

(*Com informações da Agência Brasil e da Agência Senado)