Topo

Esse conteúdo é antigo

PSOL pede prorrogação das inscrições do Enem, que terminam na sexta

14.mai.2020 - Processo de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020; prazo se encerra em 22 de maio - Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
14.mai.2020 - Processo de inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020; prazo se encerra em 22 de maio Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 21h15Atualizada em 20/05/2020 21h15

O adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anunciado hoje pelo Ministério da Educação (MEC) não contempla a prorrogação das inscrições, que terminam na próxima sexta-feira (22). Por isso, o PSOL entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo para tentar garantir mais tempo aos estudantes.

De autoria do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), o processo pede que o Judiciário suspenda a data final para inscrição até a revogação do estado de calamidade pública, decretado em março em razão da crise sanitária causada pelo novo coronavírus, ou "até que as medidas de isolamento social sejam encerradas em todo o País".

Citando nota publicada pelo MEC, Valente diz ver "insensibilidade" por parte do governo por adiar a prova, mas não prolongar o período de inscrições. "O adiamento do exame sem a postergação da data prevista para o término das inscrições automaticamente excluirá aqueles estudantes que estão privados do acesso à internet e a computadores em razão da calamidade pública enfrentada pelo País", argumenta.

Cinco milhões de candidatos, em média, participam do Enem. Até o momento, segundo o MEC, mais de 4 milhões fizeram a inscrição para o exame deste ano.

Adiamento do Enem

O Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informaram hoje, em nota, que o Enem deste ano será adiado por 30 a 60 dias. A prova, que estava prevista inicialmente para novembro, deve acontecer agora em dezembro ou janeiro de 2021.

"Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital", diz o comunicado oficial.

A nota também confirma que o período de inscrições para o exame segue inalterado. O prazo para cadastro termina depois de amanhã, às 23h59.