Topo

Esse conteúdo é antigo

USP é a melhor universidade brasileira e a 115º do mundo em ranking

Na atual edição, a USP aparece empatada com a Universidade de Wageningen, da Holanda - Divulgação/Agência USP
Na atual edição, a USP aparece empatada com a Universidade de Wageningen, da Holanda Imagem: Divulgação/Agência USP

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 07h51

A Universidade de São Paulo (USP) aparece como a melhor instituição de ensino superior brasileira e a 115º melhor do mundo no QS World University Ranking 2021, divulgado ontem pela empresa britânica de análises Quacquarelli Symond.

A USP aparece uma posição à frente da que esteve no ano passado, quando foi classificada como a 116º melhor universidade do mundo. Na atual edição do ranking, a instituição aparece empatada com a Universidade de Wageningen, da Holanda.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece na 233° colocação mundial e é a segunda melhor brasileira, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 380°.

Já a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) aparece em posição indefinida entre a 651° e a 700° colocação e é a melhor instituição privada do Brasil.

Entre as instituições latino-americanas, a Universidade de São Paulo aparece como a terceira colocada, atrás da Universidade de Buenos Aires (66°), da Argentina, e da Universidade Nacional Autônoma do México (100°).

Na classificação mundial, três universidades norte-americanas ocupam o pódio: o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) aparece na primeira colocação, seguido pela Universidade Stanford e pela Universidade de Harvard.

Confira as melhores brasileiras no ranking:

  • 115º: Universidade de São Paulo (USP)
  • 233°: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • 380º: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • 420º: Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp)
  • 493º: Universidade do Estado de São Paulo (Unesp)