Topo

Esse conteúdo é antigo

Huck ironiza Weintraub após Alcolumbre devolver MP dos reitores

Luciano Huck falou em "balbúrdia", termo já usado por Weintraub para se referir a protestos e greves em universidades - Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Luciano Huck falou em "balbúrdia", termo já usado por Weintraub para se referir a protestos e greves em universidades Imagem: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 11h36Atualizada em 12/06/2020 16h31

O apresentador Luciano Huck comentou hoje a decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), de devolver ao governo a Medida Provisória que ampliava os poderes do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para escolher reitores temporários em universidades e institutos federais durante a pandemia do coronavírus sem consulta prévia.

Em sua conta oficial no Twitter, Huck disse que desrespeitar a Constituição é "balbúrdia" - termo usado por Weintraub para falar sobre as universidades federais.

"Desrespeitar a Constituição é balbúrdia. Muito bom ver as instituições democráticas do Brasil em ação. Freios e contrapesos garantindo a ordem constitucional", afirmou o apresentador.

MP viola princípios da Constituição

Na decisão tomada hoje, Alcolumbre apontou que a MP viola os princípios da Constituição Federal que tratam da autonomia e da gestão democrática das universidades.

"Acabo de assinar o expediente de devolução da MP 979, que trata da designação de reitores, por violação aos princípios constitucionais da autonomia e da gestão democrática das universidades", afirmou o senador em uma mensagem publicada nas redes sociais.

"Cabe a mim, como presidente do Congresso Nacional, não deixar tramitar proposições que violem a Constituição Federal. O Parlamento permanece vigilante na defesa das instituições e no avanço da ciência", completou.