Topo

MEC publica edital do Sisu do segundo semestre; confira datas

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 10h34

O MEC (Ministério da Educação) publicou hoje no Diário Oficial da União o edital com o novo cronograma do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de meio de ano. Ontem, dia em que o MEC havia inicialmente divulgado que as inscrições seriam abertas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou que o programa seria adiado para o mês de julho.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior e utiliza como forma de seleção as notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta edição, serão ofertadas pelo menos 51 mil vagas em cursos presenciais e a distância.

As inscrições serão abertas no dia 7 de julho e serão encerradas às 23h59 do dia 10 de julho. Já os resultados serão divulgados no dia 14 do mesmo mês. Confira todas as datas do Sisu:

  • Inscrições: 7 a 10 de julho
  • Resultados: 14 de julho
  • Matrícula: 16 a 21 de julho
  • Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 14 a 21 de julho
Segundo o MEC, a consulta às vagas disponíveis nesta edição do Sisu poderá ser feita a partir do dia 30 de junho.

Prouni e Fies

Além do Sisu, o MEC também mudou as datas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), outros programas de acesso ao ensino superior que utilizam a nota do Enem.

Para o Prouni, que oferece bolsas parciais e integrais em universidades privadas, as inscrições serão abertas entre 14 e 17 de julho. Para o Fies, que oferece o financiamento das mensalidades em instituições particulares de ensino, o período de inscrições será de 21 a 24 de julho.

Segundo o MEC, os editais do Prouni e do Fies serão publicados no Diário Oficial da União amanhã.