Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário de Educação de SP sobre volta às aulas: Risco zero só com vacina

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 15h37

O secretário estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, falou sobre o risco de aumentar os casos do novo coronavírus no estado quando as aulas presenciais forem retomadas. De acordo com ele, a falta de aulas é "muito danosa" para os estudantes, e o risco zero de contágio só ocorrerá com uma vacina.

"Risco zero é quando tiver vacina aprovada e disponível para todo mundo, mas alguém sabe dizer quando será? Não. Agora, a experiência no mundo todo é retorno faseado, organizações nos detalhes diferentes, mas retornar. Se a gente parar para pensar o que a gente está causando por não ter aulas, é muito danoso para uma geração inteira", disse em participação no UOL Entrevista.

O secretário ainda lembrou que ele próprio contraiu a covid-19. "E mais do que os profissionais, eu entendo, eu concordo, eu acabei de sair do hospital, da UTI, passei por coisas que eu não imaginava passar, Nunca tinha ficado mais que dois dias no hospital e agora passei 16 dias indo e voltando da UTI, um susto danado. Eu não aceito fazer uma discussão que coloque em risco nossos funcionários e estudantes. A gente vai ter que voltar com restrições necessárias, protocolos, cuidados."

O governo de São Paulo anunciou um plano que prevê o retorno das classes presenciais em 8 de setembro, mas a data ainda não está fechada.

"Não temos o problema de, dependendo de como forem avançando os próximos dias ,a gente fazer reavaliação. Ninguém tem fórmula exata do que vai acontecer. Por mais que a gente olhe experiências, é um comportamento distinto em muitos aspectos. Primeiro, o que vai ditar realmente o comportamento é o comportamento da capital. Se tivermos um comportamento da capital, se a população seguir o regramento estabelecido, usar máscara, fazer distanciamento, higienizar as mãos, em todas as áreas que estão abrindo na capital e a capital se sustentar na fase amarela [do Plano São Paulo], nós teremos um bom indicativo", declarou o secretário.

Rossieli também disse que serão feitas avaliações semanalmente a partir do retorno às salas de aulas. "Nós não temos quais exceções serão possíveis nesse momento. A gente tem discutido muito isso, e, se uma região pequena lá estiver no amarelo, essa avaliação a gente vai fazer semanalmente daqui até lá, não na véspera de 8 de setembro. Pode melhorar muito em julho. Aconteceu em Campinas de voltar para o vermelho, mas a gente espera que, nos ciclos, volte a melhorar", afirmou.