Topo

Natal: decreto diz que pais não podem culpar escola se alunos pegarem covid

Escolas particulares de Natal já podem retomar as aulas; rede pública só retorna em 2021 -  izusek/Getty Images
Escolas particulares de Natal já podem retomar as aulas; rede pública só retorna em 2021 Imagem: izusek/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/09/2020 12h38

A Prefeitura de Natal publicou hoje o decreto que autoriza a volta às aulas na rede particular e também as regras que devem ser adotadas pelas instituições. Entre elas, a de que os pais dos alunos não poderão culpar a instituição ou o poder público em caso de infecção por covid-19.

O decreto traz um termo de responsabilidade que deve ser assinado pelos pais autorizando os alunos a assistirem as aulas presenciais.

"Declaro estar consciente que posso exercer o direito de escolha entre as modalidades de ensino (remota ou presencial), sendo livre de qualquer coação ou induzimento a opção de enviar o meu (minha) filho (a) à escola, não podendo responsabilizar a instituição de ensino ou o Poder Público por eventual contaminação ou desenvolvimento da covid-19", diz o texto do termo.

A norma traz ainda ações de segurança e higiene que devem ser seguidas pelas escolas, funcionários e alunos, com uso de máscaras, higienização mais frequente de áreas comuns, distanciamento nas salas, entre outros.

No estado, a volta às aulas foi autorizada apenas para a rede particular. O retorno da rede pública, segundo decisão da governadora Fátima Bezerra (PT), deve ocorrer apenas em 2021.

As aulas no estado, tanto nas escolas privadas quanto nas públicas, estão suspensas desde 18 de março devido ao coronavírus.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão do texto, a volta às aulas de maneira presencial em Natal deve acontecer em 2021, e não em 2012. O erro foi corrigido.