Topo

São Paulo aguarda resultado de pesquisa para decidir sobre volta às aulas

As pesquisas são realizadas com crianças entre 4 e 14 anos de idade para avaliar as condições da volta às aulas - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
As pesquisas são realizadas com crianças entre 4 e 14 anos de idade para avaliar as condições da volta às aulas Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/09/2020 18h00

O prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou hoje que a Prefeitura de São Paulo realiza inquéritos com estudantes das redes pública e privada de ensino para avaliar a possibilidade de volta às aulas em outubro.

"Os últimos, com alunos da rede municipal, mostraram um índice de prevalência [de covid-19] acima da população", explicou em entrevista à CNN Brasil. As pesquisas são realizadas com crianças entre 4 e 14 anos de idade.

O prefeito continuou: "O mais preocupante foram dois dados que essa pesquisa trouxe: 70% das crianças são assintomáticas, ou seja, um medidor de temperatura não vai identificar que elas estão contaminadas. E segundo, 25% delas moram em casa com pessoas com mais de 60 anos de idade".

A Prefeitura aguarda, ainda, o resultado de uma terceira pesquisa, realizada com estudantes da rede privada e pública estadual. Só com esses dados em mãos será definida a data da volta às aulas.

Sobre a possibilidade de demanda maior da rede pública devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela população durante a pandemia, Covas afirmou que a Prefeitura está preparada:

"Nós já temos autorização legislativa dada pela Câmara Municipal para, se for o caso, comprar vaga nas escolas privadas em especial no ensino infantil, para não deixar nenhuma criança fora de sala de aula e não voltarmos a ter fila para conseguir uma vaga nas escolas municipais."