Topo

Porto Alegre planeja retomar aulas presenciais em 5 de outubro

Aulas presenciais em Porto Alegre devem ser retomadas no dia 5 de outubro - Getty Images
Aulas presenciais em Porto Alegre devem ser retomadas no dia 5 de outubro Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/09/2020 09h37

O prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan (PSDB) apresentou ontem um cronograma para retomar as atividades presenciais de ensino na cidade. Pela proposta, as atividades podem retornar no dia 28 de setembro e as aulas, no dia 5 de outubro.

As datas ainda serão discutidas entre as autoridades e entidades de educação básica e ensino superior e valem para as escolas públicas e particulares fechadas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. O cronograma apresentado não incluiu o retorno das universidades, o que ainda será discutido.

O documento propõe que as aulas sejam retomadas em 5 de outubro para a Educação Infantil, terceiro ano do Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A medida afeta 104.358 alunos e 9.859 professores em 789 escolas. Antes, no dia 28 de setembro, serão retomadas atividades como alimentação, apoio e adaptação da Educação Infantil.

A partir de 13 de outubro, ficam liberadas as refeições e atividades de apoio em todas as outras escolas. A data prevista para retorno do Ensino Fundamental 1 e Educação Especial é 19 de outubro, e do Fundamental 2, Especial e 1º e 2º anos do Ensino Médio, 3 de novembro.

As sugestões de protocolo também incluem orientações sobre uso de máscaras, proibição de eventos e reuniões presenciais, por exemplo. Com a retomada total das aulas, 29 linhas de ônibus que circulam de acordo com o calendário escolar serão reativadas na cidade.