Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: São Paulo inicia testagem em massa para retorno das aulas

Professores, alunos e servidores são testados na rede municipal de São Paulo - UESLEI MARCELINO
Professores, alunos e servidores são testados na rede municipal de São Paulo Imagem: UESLEI MARCELINO

Colaboração para o UOL

01/10/2020 21h21

O primeiro dia de testagem para covid-19 de professores, alunos e servidores da rede pública municipal de ensino de São Paulo conseguiu atingir 3,5 mil pessoas em 88 unidades educacionais, segundo balanço da prefeitura, que iniciou hoje o processo de coleta.

O Censo Sorológico faz parte do plano de exames em massa para o retorno das aulas presenciais, paralisadas desde 23 de março nessa modalidade.

Segundo a prefeitura, ao todo, a primeira fase de testagem iniciada hoje se estende até 15 de outubro. Nesta etapa, a previsão é colher o material sorológico de 192 mil pessoas. Ao todo, o processo quer testar 777 mil pessoas nas três fases de coleta. O investimento é de R$ 50 milhões.

Os testes são realizados em educadores com idade abaixo dos 60 anos, servidores e alunos entre o 3º e 9º ano do ensino fundamental. Para a coleta, os colégios são obrigados a seguir algumas regras sanitárias, como o distanciamento social para evitar aglomerações. Umas das medidas para não causar tumulto é a convocação dos testados por email, WhatsApp ou ligação. A coleta ocorre entre 8h às 12h e 13h às 17h.

Quem for convocado e não conseguir comparecer aos colégios pode ser remanejado para outras datas. No primeiro dia, por exemplo, a previsão era testar 9.187 pessoas.

Equipes de 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) foram mobilizadas para as coletas das amostras de sangue nas próprias escolas das suas regiões.
Os resultados serão enviados às direções dos colégios, que comunicarão sobre o resultado aos alunos e servidores que fizeram o exame. Se a pessoa testar positivo para o novo coronavírus, toda a família pode fazer a coleta, de acordo com apresentação de sintomas. Se necessário, também receberá acompanhamento médico da respectiva UBS.