Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-ministro de Bolsonaro, Decotelli funda empresa de cursos

O ex-ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli - Luis Fortes/Ministério da Educação
O ex-ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli Imagem: Luis Fortes/Ministério da Educação

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

13/12/2020 09h56

Ex-ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Carlos Alberto Decotelli fundou uma empresa de cursos de educação executiva, batizada de NGV (Notáveis Geram Valor). Em seu site, a empresa é descrita como "um consórcio de professores notáveis de reconhecimento profissional e acadêmico, com experiência nacional e internacional".

Em um vídeo institucional publicado nas redes sociais da NGV, Decotelli afirma: "Onde estão os notáveis espalhados nesse nosso Brasil, que estão sendo destruídos, estão sendo transformados em zumbis acadêmicos? Porque as corporações têm interesses, têm estruturas, de deletar covardemente, com mentiras, reputações de professores que dedicam a sua vida [ao ensino]".

Nomeado ministro da Educação em junho deste ano, Decotelli permaneceu no cargo por apenas cinco dias. Ele pediu demissão após a deflagração de uma crise pelas revelações de que havia informações falsas em seu currículo.

Universidades da Argentina e da Alemanha desmentiram as informações de que ele teria concluído um doutorado e um pós-doutorado nas respectivas instituições. Mas, segundo Decotelli, sua permanência no governo ficou insustentável após a FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgar que o economista nunca foi professor "de qualquer das escolas da Fundação".

Em nota, a instituição declarou que Decotelli atuou apenas "nos cursos de educação continuada, como professor colaborador, nos programas de formação de executivos". Apesar de não atuar como professor fixo, portanto, o ex-ministro lecionou na instituição, mas na condição de professor colaborador.

Na NGV, Decotelli será o mentor de neurofinanças dos cursos oferecidos pela empresa. Fundador da NGV ao lado de Decotelli, Marcelo Peruzzo, que se apresenta em seu LinkedIn como professor convidado da FGV Management, será o mentor em gestão emocional.

O primeiro curso oferecido pela NGV, sobre neurofinanças e economia comportamental, está programado para acontecer de forma online a partir de fevereiro de 2021. O valor para inscrições individuais é de R$ 3.470. A empresa tem sede nos Estados Unidos e no Brasil.