Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretária diz que há consenso de autoridades sobre volta às aulas em SP

Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen: "Não há hipótese neste momento de não termos aqui um retorno às aulas" - ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen: 'Não há hipótese neste momento de não termos aqui um retorno às aulas' Imagem: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

05/01/2021 09h02

A secretária estadual do Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, disse que não há neste momento possibilidade de o retorno das aulas presenciais ser adiado. As escolas estaduais de São Paulo devem iniciar o ano letivo em 1º de fevereiro.

"Não há hipótese neste momento de não termos aqui um retorno às aulas. O apoio é não somente da Educação, mas também da Saúde. Nós temos a saúde física, a saúde emocional, nossos alunos precisam voltar para a escola (...) Hoje há um consenso de retorno às aulas em forte sentido, inclusive por parte da Saúde", disse ela hoje, em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

No dia 17 de dezembro, o governo paulista anunciou uma mudança nos critérios para abertura de escolas em meio à pandemia do coronavírus.

O estado passará a permitir que escolas públicas e particulares recebam alunos até mesmo na fase vermelha do Plano São Paulo, que corresponde aos piores índices da pandemia.

Ontem, o secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou que a retomada das aulas presenciais será obrigatória para professores e estudantes a partir de 1º de fevereiro.

"Mesmo que estejamos eventualmente na bandeira vermelha, voltaremos em rodízio com máximo de até 35% dos alunos no mesmo turno. Já tivemos a volta no dia 8 de setembro de mais de 2.800 escolas com atividades e não tivemos nenhum caso de transmissão dentro das nossas escolas", disse ele, em entrevista ao jornal EPTV de Campinas, da Globo.

Apesar da afirmação do secretário, a definição sobre a obrigatoriedade cabe ao Conselho Estadual, que vai se reunir para discutir o assunto no dia 13 de janeiro.

A rede estadual de ensino iniciou ontem as aulas de recuperação para alunos que não tiveram rendimento suficiente para conseguir a aprovação. Serão 25 aulas semanais com atividades.