Topo

Esse conteúdo é antigo

Prouni 2021 encerra inscrições nesta sexta-feira; saiba como se candidatar

O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado no dia 19 de janeiro - Folha Imagem
O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado no dia 19 de janeiro Imagem: Folha Imagem

15/01/2021 10h04Atualizada em 15/01/2021 10h06

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021 encerram às 23h59 de hoje. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo, integrais e parciais em instituições particulares de educação superior em todo o país para brasileiros de baixa renda.

Para participar do Prouni é preciso ter realizado o ensino médio completo e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo deste ano foi afetado pela pandemia da covid-19 e por isso a seleção deste ano vai adotar as notas do Enem 2019.

Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Poruni. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso, turnos e instituições de ensino distintas. Os resultados serão divulgados no dia 19 de janeiro.

Sistema de corte e bolsas

Desde o dia 12 de janeiro que o sistema do Poruni atualiza diariamente as notas de corte. Os candidatos já inscritos devem acompanhar as informações oficiais para saber quais são as chances de ser aprovado nos cursos e instituições escolhidos. O sistema permite que os estudantes abaixo da nota de corte mudem as opções de inscrição para concorrer a outras vagas.

As bolsas integrais são destinadas para os estudantes que tenham renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, são para aqueles que têm renda familiar de 1,5 a 3 salários mínimos por membros da família.

Os candidatos que não conseguirem uma vaga nas duas opções poderão participar da lista de espera. Essa etapa pode ser acessada pelo site do Prouni pelos estudantes entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera estará disponível para ser consultada a partir do dia 22 de fevereiro.