Topo

"Cheguei a pensar em desistir", diz carioca de 39 anos no Enem pela 1ª vez

Roselaine Pereira da Cunha Barbosa, 39, decidiu fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pela primeira vez - Tatiana Campbell/UOL
Roselaine Pereira da Cunha Barbosa, 39, decidiu fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pela primeira vez Imagem: Tatiana Campbell/UOL

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio

17/01/2021 11h53Atualizada em 17/01/2021 12h41

Com grandes expectativas para a prova, mas com insegurança por causa da covid-19, Roselaine Pereira da Cunha Barbosa, 39, decidiu fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pela primeira vez. A carioca disse que sonha em fazer pedagogia e só agora se sentiu preparada para fazer a prova.

Apesar das normas de segurança estabelecidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Roselaine disse que preferiria realizar o exame em um outro momento, já que teve dificuldades para estudar.

"Fazer o Enem é um sonho antigo, ter uma faculdade. Só agora eu tive a oportunidade de estudar, estar mais tranquila e tentar entrar na faculdade de pedagogia", conta ela.

"Mas foi difícil manter as aulas, porque foi tudo online, eu acredito que não deveria ter [o Enem], mas já que tem... Eu tive vários problemas com a internet, quando eu estava engajando em um conteúdo, a internet caía. Eu cheguei a pensar em desistir várias vezes por causa disso."

Apesar disso, ela se diz preparada: "Trouxe caneta preta, outra máscara, água, documentação necessária. São tantos anos querendo, então eu to feliz só de estar aqui, apesar dos obstáculos".

O UOL corrige a prova a partir das 19h, em parceria com o Objetivo.

Antônio Gabriel Rodrigues Paes - Tatiana Campbell/UOL - Tatiana Campbell/UOL
Primeiro a chegar na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio) foi o estudante Antônio Gabriel Rodrigues Paes
Imagem: Tatiana Campbell/UOL

Aluno chegou 2 horas antes de abrirem os portões

Primeiro a chegar na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio), o estudante Antônio Gabriel Rodrigues Paes, 18, disse que precisou, além das aulas online, estudar por conta própria.

"Eu cheguei eram 9h30 só para garantir. Não quero aparecer na internet como atrasado [risos]. Mas também tem um pouco de ansiedade, é meu primeiro Enem. Eu tive dificuldades para me preparar, as aulas por internet não foram muito bem explicativas então eu peguei, por minha conta, algumas apostilas e estudei por conta própria também, corri atrás do prejuízo."

Enem 2020; veja fotos