Topo

Esse conteúdo é antigo

Enem: Cinco mil inscritos pediram reaplicação por sintomas, diz ministro

 O vice-governador do Paraná Darci Piana, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, visitam local de aplicação da prova do Enem em Curitiba - Geraldo Bubniak/AEN
O vice-governador do Paraná Darci Piana, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, visitam local de aplicação da prova do Enem em Curitiba Imagem: Geraldo Bubniak/AEN

Do UOL, em São Paulo

17/01/2021 15h33

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje que cinco mil estudantes no Brasil pediram para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em outra data por apresentarem sintomas de covid-19 ou por outras doenças infectocontagiosas.

O primeiro dia do exame acontece hoje para cerca de 5,6 milhões de pessoas que se inscreveram na versão impressa em meio à alta no número de casos do coronavírus no país.

A reaplicação do exame está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo Enem.

Na mesma data, estudantes do Amazonas, que vive uma crise na área da saúde, farão as provas. O ministro afirmou que, além do estado, o MEC (Ministério da Educação) vai estudar o que fazer com dois municípios de Rondônia — Espigão do Oeste e Rolim de Moura — cujos prefeitos vetaram a aplicação da prova neste momento.

Ribeiro visitou hoje um dos locais de prova, em Curitiba. O ministro estava acompanhado pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, e pelo secretário de Educação e do Esporte, Renato Feder.

"A aplicação da prova é essencial para garantir o ingresso das pessoas mais pobres à universidade. Hoje elas têm 50% das vagas nas universidades federais", declarou.

Enem da pandemia

As provas do Enem começaram às 13h30 e terminam às 19h. O exame estava previsto para ocorrer em novembro do ano passado, mas foi adiado devido à pandemia.

Focos de aglomerações foram registrados nos locais de provas pelos estudantes. Imagens que circulam nas redes sociais mostram os candidatos aguardando em filas extensas para ingressar nos prédios onde realizarão o primeiro dia da prova.

O tema da redação é "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". A saúde mental foi bastante discutida ao longo do ano passado e já vinha ganhando atenção antes da pandemia da covid-19.