Topo

Enem 2020: 2º dia tem foco em matemática; veja dicas para a prova

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2021 04h00

No segundo dia do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) impresso, que ocorre no próximo domingo (24), metade da prova é dedicada apenas a uma disciplina: a matemática.

É a maior parte do exame: são 45 questões dedicadas apenas a essa disciplina, que poderiam cobrir todo o conteúdo do ensino médio.

Apesar de longa e temida por muitos estudantes, no entanto, ela não exige do candidato um conhecimento tão aprofundado da disciplina.

Não quer dizer que não tenha questões mais capciosas, mas tratam de assuntos básicos.
Lucas Carvalho, professor de matemática do Sistema Farias Brito

Uma consulta à matriz de referência do Enem pode dar uma ideia do que se espera do candidato na prova. Veja outras dicas para a prova.

O que mais cai?

Como a prova de matemática do Enem pede ao candidato um conhecimento mais básico, conteúdos como números complexos e sistemas de equações, por exemplo, aparecem pouco.

Por isso, numa revisão final, o candidato pode se concentrar em matérias como estatística básica, com os conceitos de média, moda e mediana, operações entre conjuntos, grandezas proporcionais, cálculos de porcentagem e lógica.

Também a geometria plana costuma aparecer, com cálculos de área e volume de figuras mais importantes, em geral bastante estudadas por alunos, como cubos, cilindros e paralelepípedos.

Análise combinatória e probabilidade também são assuntos que costumam aparecer e, apesar de exigirem uma leitura atenta, não devem ser exigidos em perguntas muito complexas.

As funções linear e exponencial, e talvez a logarítmica, são assuntos que vêm acompanhados de gráficos. A leitura de gráficos, tabelas e imagens com atenção é essencial e ajuda o candidato a reunir as informações necessárias para responder com segurança à questão.

Paciência e estratégia são essenciais

Não se desespere se der de cara com perguntas difíceis. Diante de uma prova longa e possivelmente trabalhosa como a de matemática, o candidato precisa desapegar.

"Não se afobe, faça uma leitura rápida, mas atenta. Felizmente os textos têm sido mais curtos. Muitas questões são fáceis e possíveis de serem resolvidas só de interpretar o texto, ler o gráfico e analisar a tabela", diz Giuseppe Nobilioni, coordenador de matemática do Curso Objetivo.

Vale lembrar que a prova não tem uma linearidade, ou seja, as questões mais fáceis não estão necessariamente no começo. Esse é mais um motivo para que o candidato não perca muito tempo em nenhuma pergunta e avance na prova para garantir as mais fáceis, ganhando confiança.

Não tem jeito, vai ter conta

Por mais que o Enem seja uma prova conhecida pela importância da leitura e interpretação de textos, não tem como fugir: vai ter de trabalhar com contas e fórmulas.

"Tem conta, não adianta xingar. Certas coisas são básicas, e saber calcular o volume ou a área de uma figura conhecida, resolver regra três, por exemplo, são fundamentais", diz Nobilioni.

Enem 2020; veja fotos