Topo

Esse conteúdo é antigo

Enem: Alunos relatam que não fizeram prova digital por problemas técnicos

Primeira aplicação da prova digital do Enem tem problemas no sistema - André Porto/UOL
Primeira aplicação da prova digital do Enem tem problemas no sistema Imagem: André Porto/UOL

Do UOL, em São Paulo

31/01/2021 16h52

Pouco tempo após o início da aplicação da primeira prova digital do Enem, que começou às 13h30 (de Brasília) de hoje, as redes sociais já registravam relatos de participantes que não conseguiram realizar o exame por problemas técnicos. A maior parte das reclamações citava o sistema usado para a aplicação da prova em computadores, que não funcionou corretamente.

Entre os relatos feitos no Twitter, pessoas contaram que esperaram por horas nas salas de aula para que o problema fosse resolvido. Mesmo assim, acabaram dispensadas depois e foram orientados a reagendar a prova.

A reaplicação da prova digital, porém, não está prevista pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem. Há apenas datas de reaplicação da prova escrita, previstas para 23 e 24 de fevereiro.

Em uma das reclamações feitas nas redes sociais, uma estudante disse que foi passada no local da prova a previsão de uma reaplicação em março.

O UOL questionou o Inep sobre os problemas e recebeu a resposta de que todas as questões relacionadas à prova digital serão esclarecidas apenas em coletiva de imprensa a ser realizada após o término do exame, que se encerra às 19h.

Problemas no DF

A maioria dos relatos sobre os problemas nos computadores veio de Brasília e do Distrito Federal. Apesar de a prova digital não exigir conexão com a internet, o sistema de aplicação apresentou falhas de acordo com os participantes.

A prova digital do Enem é realizada neste ano pela primeira vez. O exame acontece uma semana após o segundo dia de provas da versão imprensa, que foi marcado por abstenção recorde. O segundo dia de provas da versão digital está marcado para o próximo domingo, 7 de fevereiro.

A expectativa do Inep era de que 93.079 pessoas realizassem a versão digital hoje em mais de mil unidades de ensino. Os participantes realizam a prova em mais de 4 mil laboratórios de informática das instituições.

Redação escrita

Enquanto as questões de múltipla escolha são respondidas no computador, a redação da prova digital do Enem segue sendo escrita. Logo após o início das provas em todo o Brasil, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o tema era "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".

Junto com a redação, os participantes respondem hoje questões de ciências humanas e linguagens. Na semana que vem, serão perguntas sobre matemática e ciências da natureza.

Veja relatos de alunos que enfrentaram problemas na prova digital: