Topo

Esse conteúdo é antigo

Desigualdades entre regiões do Brasil é tema da redação do Enem digital

Apesar de a prova ser digital, a redação do Enem 2020 ainda é feita no papel - Getty Images
Apesar de a prova ser digital, a redação do Enem 2020 ainda é feita no papel Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/01/2021 14h04Atualizada em 31/01/2021 20h03

A primeira edição digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema da redação "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil".

O tema da redação da prova foi divulgado na tarde de hoje pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, nas redes sociais.

Por se tratar de uma aplicação piloto, os candidatos respondem às questões de múltipla escolha no computador, mas a redação ainda é feita no papel.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a medida foi adotada para garantir a comparabilidade entre todos os candidatos, tanto os que fizerem a prova digital como os que fizeram a versão impressa do Enem.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que as provas do Enem sejam 100% digitais até 2026. Até lá, será feita uma transição gradual entre o modelo tradicional, impresso, e o formato digital. Entre os planos do ministério, está a realização de várias aplicações do Enem ao longo de um mesmo ano.

Escrever sobre desigualdades, a maioria história, entre as regiões dá ao candidato a oportunidade de fazer um exercício de cidadania na prova do Enem.
Maria Aparecida Custódio, professora de redação do Curso e Colégio Objetivo

Provas em 104 cidades

Cerca de 93 mil candidatos estão inscritos para fazer o exame digital em 104 cidades espalhadas pelo país. As provas fazem parte da edição 2020 do Enem, cuja versão impressa aconteceu nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano.

Por questões de segurança, os candidatos precisaram se deslocar até os locais de aplicação — não é possível fazer o Enem digital a partir de um computador próprio, em casa. Devido à pandemia do coronavírus, é obrigatório o uso de máscara durante toda a prova.

No Amazonas, onde o Enem digital seria aplicado para 2.896 candidatos, as provas foram suspensas em razão do estado de calamidade no estado. A previsão é que estes candidatos participem da reaplicação do Enem, marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Hoje, os participantes do Enem digital fazem as provas de ciências humanas, linguagens e a redação. Os portões dos locais de prova foram abertos às 11h30 e fechados às 13h (horário de Brasília). O horário de prova é das 13h30 e às 19h.

Assim como na versão tradicional do Enem, o exame digital acontece em dois dias. No próximo domingo (7), será a vez das questões de matemática e ciências da natureza.

Computadores não têm acesso à internet

A prova digital do Enem é feita em um ambiente isolado dentro do computador —assim, o candidato não consegue acessar outros programas instalados no equipamento, como o Word (editor de textos da Microsoft) ou browsers para acesso à internet, evitando fraudes ou "colas" no exame.

Além disso, cada participante recebeu, já dentro da sala de aplicação, uma senha que deve ser inserida para a liberação do acesso à prova no computador.

O sistema do Enem digital permite que o candidato avance entre as diferentes questões da prova e volte para alguma delas depois, assim como acontece no exame aplicado em papel.