Topo

Enem digital: inscrições para reaplicação começam amanhã

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Guilherme Botacini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/02/2021 04h00

Os candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital que foram impedidos de fazer as provas devido a "incidentes logísticos" podem se inscrever para a reaplicação da prova a partir de amanhã (8). O prazo termina na sexta (12).

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, considera como incidentes logísticos "fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior".

Entre os exemplos dado pelo órgão estão desastres naturais que prejudiquem a aplicação da prova por problemas de infraestrutura, falta de energia elétrica, falha no computador fornecido e problemas no aplicador que comprometam a participação do candidato, entre outros.

Fique atento: a aprovação da reaplicação não é automática. Depois de solicitada na Página do Participante, o candidato deve acompanhar o resultado para saber se o Inep aprovou o pedido.

A reaplicação será feita nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesmo dia de quem pediu reaplicação do Enem impresso, e será feita exclusivamente em versão impressa. Não haverá reaplicação em formato digital.

O Inep recomendou que participantes com diagnóstico de covid-19 solicitassem a reaplicação da prova até as 12h de sábado (6).

O candidato que teve o diagnóstico depois disso também não deve participar da prova e pode solicitar a reaplicação no mesmo período dos que foram afetados por problemas logísticos.

Segundo os últimos balanços divulgados pelo Inep, até o dia 24 de janeiro 18.210 candidatos do Enem impresso solicitaram a reaplicação por causa de doenças infectocontagiosas. Desses pedidos, o Inep aceitou 13.716. Até o último domingo, 174 participantes do Enem digital pediram para participar da reaplicação. Desses, 118 foram aceitos.

Além da covid-19, podem solicitar a reaplicação participantes com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Enem 2020; veja fotos