Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do Consed compara escolas a shoppings ao defender volta às aulas

Escolas da rede estadual de São Paulo voltam às aulas hoje - Gettyimages
Escolas da rede estadual de São Paulo voltam às aulas hoje Imagem: Gettyimages

Do UOL, em São Paulo

08/02/2021 10h59

A presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) comparou as escolas a restaurantes e shoppings ao defender a retomada parcial das aulas no país. Em entrevista, afirmou que as escolas podem cumprir os mesmos protocolos que estes estabelecimentos para retomar as atividades.

"O isolamento está trazendo traumas muito grandes para os estudantes e as famílias. Então, se a gente consegue manter todos os protocolos que um shopping mantém para funcionar, que um restaurante mantém para funcionar, estes protocolos deverão também ser respeitados para que a escola possa funcionar", declarou Cecília Motta, presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, em entrevista à CNN.

Hoje, cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro retomam as aulas presenciais, enquanto outros estados já planejam a reabertura das escolas em março. Segundo Cecília, "cada estado se organizou de uma maneira, de acordo com as suas discussões e de acordo com o protocolo de biossegurança de volta às aulas" e fevereiro será um mês de teste para todas essas adaptações.

"Esse mês de fevereiro é um mês de organização. A gente quer minimamente os 50% dos estudantes dentro da escola. Então, precisa avaliar como estão os materiais de biossegurança? Outra questão importantíssima é como acolher esses estudantes que estão chegando nesse momento de depressão, agressividade, então os professores também estão sendo acolhidos para que possam acolher os estudantes a partir de março", afirmou.

Outra questão que demandara atenção das escolas, para a presidente, é a cognitiva. "Os estudantes chegaram em tempos diferentes de aprendizagem porque alguns não tiveram acesso a internet, a televisão, então essa reparação, que deve ser feita em fevereiro, ela é muito importante para que tenhamos sucesso ao longo do ano".