Topo

Esse conteúdo é antigo

Enem 2020: após mais reclamações, Inep diz que site foi normalizado

Problema para consultar notas do Enem 2020 começou na tarde de ontem, após liberação das informações Imagem: Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo *

30/03/2021 09h12Atualizada em 30/03/2021 13h04

O Inep informou que o problema de acesso ao site com as notas do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi normalizado às 9h30 de hoje, depois de mais candidatos relatarem dificuldade no acesso às notas.

"Após a reinicialização dos servidores que atendem à aplicação, o Serpro informou que a inconsistência apresentada foi resolvida no mesmo dia e que o acesso.gov.br foi completamente normalizado à meia-noite desta terça-feira, 30 de março. A partir daí, foi possível ao Inep identificar uma inconsistência no código do sistema de seu portal, que foi corrigida pela equipe do instituto às 7h38. Com isso, o serviço passou a ser corrigido gradativamente, até seu completo restabelecimento, às 9h30", disse o órgão em nota enviada ao UOL.

Os relatos de problemas no acesso começaram ontem, após o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) liberar o acesso às notas do exame, às 18h. De acordo com o órgão, "o sistema foi completamente restabelecido às 21h20" de ontem, mas usuários continuaram reclamando hoje. As principais reclamações são de pessoas que não conseguem acessar a página e outras que conseguem o acesso, mas não visualizam a nota do último exame, apenas de anos anteriores.

Em uma nota oficial divulgada ontem, o Inep informou que uma "inconsistência técnica" impedia o acesso normal dos estudantes ao portal. "Cerca de 45% dos estudantes conseguem atendimento normal, mas os demais enfrentam dificuldades devido à lentidão do sistema".

Pela manhã de hoje, os candidatos usaram as redes sociais para comunicar a continuidade do problema:

Não podemos atrasar 1 minuto se quer para realizar a prova do ENEM, e eles conseguem deixar um aluno esperando 14 horas para ver o resultado, que hipocrisiaaaaaa! Acaba com o coração de um ansioso. #Enem2020 #Inep

-- Geane Tavares (@GeaneTavares9) March 30, 2021

Quando eu finalmente consigo entrar no site do INEP aparece que eu não fiz a prova. Vtnc @inep Enem uma vergonha pic.twitter.com/gvw1tgs7ve

-- Sants (@sants_keven) March 30, 2021

véi são quase 9h e desde 18 fucking horas de ontem eu não consigo ver uma simples nota do Enem, todo ano acontece alguma coisa na porra dessa prova e eles nunca assumem a responsabilidade puta que pariu
Inep vsf vc e cia pq não aguento mais#Enem2020 #Enem2021 pic.twitter.com/2nPh8OqF54

-- it's a honey (@ItsaHoney1) March 30, 2021

não pode passar pelos portões 1 min atrasado, mas o @inep demora horas pra liberar o resultado #enem #ResultadoEnem #Inep pic.twitter.com/XFToAwFhN9

-- Celly (@celprates) March 30, 2021

A divulgação do resultado para os candidatos que fizeram a prova física, o Enem Digital e o Enem PPL, modalidade destinada para pessoas privadas de liberdade, estava prevista para após as 18h.

Para conferir o desempenho, é necessário acessar a Página do Participante com login e senha individuais do candidato, mas o portal apresenta lentidão e dificuldade de acesso. Os candidatos também podem conferir o seu desempenho por meio do aplicativo Enem Inep disponível no Google Play (para dispositivos Android) e na App Store (para iOS). Até o momento, o Inep não divulgou o balanço oficial do Enem 2020.

'Entrar com gov.br'

Em publicação no Twitter, o Inep pediu aos participantes do Enem 2020 que, caso encontrem a mensagem de erro de comunicação ao tentar acessar o site, sigam os seguintes passos:

  • Acessem novamente o endereço enem.inep.gov.br/participante e entrem na página;
  • Cliquem no banner azul com a mensagem 'Página do Participante - Entrar com gov.br'

O login gov.br é um acesso único a diversos serviços digitais do Governo Federal. Em caso de dúvidas ou dificuldades, o MEC disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161.

* Com informações da Agência Estado

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Enem 2020: após mais reclamações, Inep diz que site foi normalizado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Enem