Topo

Esse conteúdo é antigo

Escolas do Rio de Janeiro poderão reabrir a partir de segunda

Criança retorna para aula no Rio de Janeiro em outubro de 2020 - Ricardo Moraes/Reuters
Criança retorna para aula no Rio de Janeiro em outubro de 2020 Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Sara Baptista

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 23h02Atualizada em 02/04/2021 10h30

A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou que as escolas da cidade retomem suas atividades a partir da próxima segunda-feira (5). A decisão vale tanto para as escolas públicas quanto particulares. A decisão foi confirmada em decreto publicado pelo prefeito Eduardo Paes (DEM) nesta sexta-feira (02).

O decreto também prevê uma reabertura gradual a partir do dia 9 de abril. Bares, restaurantes, por exemplo, serão liberados a atender presencialmente até às 21h.

Esta é a primeira flexibilização desde que as medidas de restrição foram intensificadas no dia 26 de março para conter a transmissão da covid-19 na cidade. Em decreto publicado no Diário Oficial da cidade, o prefeito Eduardo Paes manteve as outras restrições até o dia 8 de abril.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, vai explicar hoje como será o funcionamento da rede municipal de ensino ao longo da próxima semana.

Mais cedo, o prefeito Eduardo Paes (DEM) falou em coletiva de imprensa que as escolas devem ser os primeiros estabelecimentos a reabrir e os últimos a fechar.

Reabertura a partir da próxima semana

O decreto publicado hoje por Eduardo Paes prevê uma reabertura gradual a partir do dia 9 de abril. Bares, restaurantes, por exemplo, serão liberados a atender presencialmente até às 21h. Atividades comerciais e de prestação de serviços localizadas no interior de shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas poderão ser retomadas, mas das 8h às 17h.

Por outro lado, permanecerão suspensos até o dia 19 de abril o funcionamento de boates e casas de espetáculo, assim como atividades econômicas nas areias das praias, incluindo-se o comércio ambulante fixo e itinerante.

Novo cronograma de vacinação

O prefeito do Rio, junto com os prefeitos de Niterói, Maricá e Itaguaí, anunciou hoje o novo calendário de vacinação. As quatro cidades preveem que todas as pessoas com 60 anos ou mais serão vacinadas até o dia 26 de abril. A partir de então, está planejada a vacinação combinando critérios de idade e de grupos prioritários.