Topo

Esse conteúdo é antigo

UFRGS usará Enem e vestibulares anteriores para ingresso em 2021

UFRGS fará vestibular apenas para o 2º semestre do ano letivo, caso haja condições sanitárias para as provas - Gustavo Diehl/UFRGS
UFRGS fará vestibular apenas para o 2º semestre do ano letivo, caso haja condições sanitárias para as provas Imagem: Gustavo Diehl/UFRGS

Do UOL, em São Paulo

23/04/2021 15h37

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aprovou o novo formato de ingresso dos estudantes para a graduação do primeiro semestre de 2021. Desta vez serão usadas as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou de vestibulares, ambos dos anos de 2017 a 2020.

Será utilizada a melhor nota entre todas as provas realizadas, após a escolha para o curso escolhido. A medida foi aprovada pelo Consun (Conselho Universitário) da UFRGS.

O recálculo será feito pela própria universidade que vai coletar as notas disponíveis e identificar o melhor conceito de cada candidato, a partir do número do CPF do candidato inscrito. Serão desconsideradas eventuais ausências, desqualificações pela falta de nota mínima ou inexistência de notas em algum ano, a fim de não prejudicar o candidato. No caso do Enem, será mantido o índice mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação.

Vestibular está previsto para o segundo semestre

As aulas do primeiro semestre deste ano vão começar em agosto. Ao todo, são 3.980 vagas oferecidas. A decisão de hoje do Consun levou em conta a situação emergencial e o caráter excepcional para a ocupação de vagas apenas em 2021.

Para o segundo semestre, está prevista a realização do vestibular tradicional, desde que haja condição sanitária para a aplicação das provas, com um prazo de publicação do edital para no mínimo cinco meses antes do início das aulas. Se não for possível, o mesmo formato de avaliação do semestre anterior será aplicado.

As informações sobre inscrições para a seleção do primeiro semestre de 2021 serão publicadas em breve no site da UFRGS.