Topo

Enem 2021: quais são os assuntos que mais caem nas questões de espanhol?

Jesus Merida/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem: Jesus Merida/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/09/2021 04h00

O conteúdo de espanhol no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está dentro da prova que acontece em 21 de novembro, primeiro dia do exame.

Na mesma data, serão cobradas 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas. Além disso, os estudantes precisam fazer uma redação.

As versões digital e impressa do Enem têm as mesmas perguntas e vão ser realizadas no mesmo dia. O aluno escolhe se vai responder as questões de língua estrangeira entre as duas disponíveis: inglês e espanhol.

O UOL selecionou, com a ajuda de professores, os temas que mais caem em espanhol.

De acordo com o professor Henrique Braga, do Curso Anglo, a prova é curta e busca a leitura de diversos textos em língua espanhola.

"Ela não é uma prova que vai cobrar o detalhe ou conhecimentos gramaticais muito específicos. Quando aparecem questões que são mais gramaticais, estão ligadas à construção do sentido no texto", explica.

Além disso, o professor também diz que a prova gosta de falar sobre diversidade linguística entre os países que falam o idioma.

"Ela se preocupa em mostrar que a língua espanhola é de culturas e realidades muito diferentes. Em uma edição recente, uma das questões queria que o candidato conhecesse o uso do voseo", diz.

"No espanhol da Espanha e do México, se usa o 'tu' para se referir ao interlocutor. Mas, no espanhol que se fala na Argentina, no Chile e no Uruguai, eles se tratam por 'vós'. É uma marca de identidade que é muito forte. No passado, usar esse voseo era como falar um espanhol errado", afirma.

De acordo com Braga, o tema trata de preconceitos linguísticos entre gerações, ou seja, o aluno vai precisar mostrar que existem preconceitos que persistem na sociedade pela forma como uma pessoa se expressa.

Segundo a professora Carmen Watson Barreira, coordenadora do Objetivo, é preciso que o estudante esteja atento às questões que trazem uma temática sobre situações atuais.

Ela cita como exemplo, a questão do meio ambiente, o descarte de materiais recicláveis e as melhores formas de conservação.

"Outro tema que pode vir são os poemas que descrevem culturas diversas da América Latina. Poemas são uma forma de atrair a curiosidade do aluno para saber interpretar. Pode ser também fábulas tradicionais que nós temos nas leituras do ensino fundamental. Só que essas fábulas não são para identificar a moral da história, mas para identificar outro tipo de contexto, que seria o motivo de um comportamento de um personagem", explica.

Ela também afirma que podem cair notícias de veículos de língua espanhola para falar sobre temas históricos de uma cultura. "Ou fragmentos de obras literárias. É interessante que os alunos considerem obras de autores conhecidos aqui no Brasil", diz.

Veja os cinco assuntos que mais caem em espanhol

  • Leitura de textos;
  • Diversidade linguística;
  • Temas da atualidade;
  • Poemas e fábulas;
  • Notícias e obras literárias.