Topo

Enem 2021: quais são os assuntos que mais caem em filosofia?

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2021 04h00

O conteúdo de filosofia no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano está dentro da prova de ciências humanas, que acontece no primeiro dia, em 21 de novembro.

Na mesma data, também são cobradas 45 questões de linguagens e a redação. As versões digital e impressa do Enem têm as mesmas perguntas e vão ser realizadas no mesmo dia.

O UOL selecionou, com a ajuda de professores, os temas que mais caem em filosofia.

De acordo com Felipe Leal, do Curso Anglo, a prova de filosofia do Enem tem sido bem mais conteudista. Por isso o aluno não consegue responder as questões apenas fazendo uma interpretação de texto.

"É realmente necessário ter algum conhecimento sobre os autores, os períodos e os conceitos. A dificuldade nessa disciplina tem aumentado", afirma.

"Os períodos que têm mais incidência no Enem são a filosofia antiga e a moderna. Na filosofia antiga, tem uma tradição de cobrar os primeiros filósofos, os pré-socráticos. Depois, eu destacaria os principais filósofos, que são Platão e Aristóteles. Pulando para filosofia moderna, eu destacaria a teoria do conhecimento, com o debate entre racionalismo e empirismo", explica.

Além disso, ele destaca que podem aparecer conteúdos sobre a ciência moderna.

"Eu destacaria a ética e a política. Falaria do utilitarismo e dos contratualistas, que são estudados tanto pela sociologia quanto pela filosofia", diz.

Segundo o professor José Mazzucco, coordenador de filosofia e sociologia do Objetivo, é importante que o aluno esteja bastante familiarizado com os autores clássicos.

"As dicas que eu costumo dar são assim: existe um texto e ele é uma referência. Depois, existe um comando, que é a pergunta. A resposta deve responder ao comando", afirma.

De acordo com ele, geralmente, o aluno fica procurando a resposta no texto. No entanto, o comando pode perguntar algo que vem na mão contrária do que o texto de referência estava falando. "Essa é a estrutura do Enem. É uma prova muito bem feita", diz o professor.

Veja os 5 assuntos que mais caem em filosofia