Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente Parlamentar de Educação da Câmara quer convocar presidente do Inep

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 15h48

A Frente Parlamentar Mista da Educação protocolou na Comissão de Educação um requerimento para convocar o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Danilo Dupas. A expectativa é de que o pedido seja analisado na quarta-feira (10).

Segundo informou o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), também será enviado um pedido de informações para o Instituto e para MEC (Ministério da Educação) sobre os últimos acontecimentos.

"Além disso, nós vamos fazer um requerimento de audiência pública com o Inep, a Associação, a UNE e a UBES", disse.

Hoje, 33 servidores do Inep pediram exoneração de seus cargos, dos quais 29 trabalham em áreas ligadas ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e 22 são coordenadores.

A debandada acontece a menos de um mês da prova, que acontece nos dias 21 e 28 de novembro. Segundo os servidores, a prova está pronta, mas processos feitos durante e após a aplicação do exame podem ser prejudicados com as demissões, como a divulgação das notas.

Além do exame, os coordenadores eram responsáveis pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultas).

Conforme apurou o UOL, os pedidos de demissão acontecem para pressionar a saída do atual presidente do órgão, Danilo Dupas.