Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro trai o país ao nomear desqualificados à Educação, diz ex-ministro

Colaboração para o UOL

09/11/2021 11h36Atualizada em 09/11/2021 13h20

O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque disse ao UOL Entrevista hoje (9) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) trai a pátria quando indica, na avaliação do professor, pessoas desqualificadas à Educação.

"Bolsonaro não é patriota. Ele aparelha um setor que vai construir o futuro do país. E aparelha com incompetentes. Ele trai os eleitores e a pátria", disse Buarque.

Mais 33 servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pediram exoneração de seus cargos ontem (8). Desses, 29 trabalham em áreas ligadas ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) —que acontece no fim de novembro— e 22 são coordenadores.

Os pedidos de demissão acontecem de forma coletiva e, segundo o UOL apurou, como uma medida para pressionar a saída do atual presidente do órgão, Danilo Dupas. O Inep é ligado ao MEC (Ministério da Educação) e é responsável pelo Enem e por outros estudos e avaliações da educação.

Má educação pode matar

Na avaliação do ex-ministro Cristovam Buarque, uma má educação pode causar consequências piores do que epidemias. "Mata pessoas. Pessoas educadas têm mais chance de cuidar da saúde, mas mata o país também, porque entramos na era do conhecimento. Capital não é mais trabalho braçal, é o cérebro ", disse.

O professor, que foi ministro por um ano no primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT), diz que defende a eleição do petista para derrubar Bolsonaro. "Eu defendo a eleição de Lula não por causa da Educação, mas para tirar Bolsonaro", afirmou.

Porém, o ex-ministro diz que Lula não solucionaria os problemas da Educação. "Lula é um gênio da política. Ele sabe que o que dá voto é ensino superior. O que dá voto não é aumentar o número de alunos adolescentes no ensino médio", avaliou.