Topo

Unesp 2022: Saiba tudo sobre a 1ª fase do vestibular

Mais de 69 mil candidatos farão o processo seletivo, que oferece 7.690 vagas - DENISE GUIMARÃES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais de 69 mil candidatos farão o processo seletivo, que oferece 7.690 vagas Imagem: DENISE GUIMARÃES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ana Carla Bermúdez

Colaboração para o UOL

14/11/2021 04h00Atualizada em 15/11/2021 19h04

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) entrou hoje no segundo dia de provas da primeira fase do vestibular 2022. O exame terminou às 19h.

Nesta segunda-feira (15), é a vez dos inscritos em cursos de exatas e humanidades, além dos treineiros. No domingo (14), fizeram a prova apenas os candidatos de cursos da área de biológicas.

As provas são divididas em dois dias, de acordo com a área do curso escolhido pelos candidatos, para evitar aglomerações, devido à pandemia do coronavírus.

Mais de 69 mil candidatos se inscreveram para o processo seletivo, que oferece 7.690 vagas distribuídas por 24 cidades paulistas. As provas são aplicadas em 35 cidades, sendo 31 delas no estado de São Paulo.

Horários e medidas contra o coronavírus

Para evitar aglomerações na chegada aos locais de prova e a abertura dos portões às 13h (horário de Brasília), os candidatos de cada dia também foram divididos em grupos, que terão a entrada liberada em intervalos de 30 minutos —a consulta dos locais de prova e dos horários de apresentação pode ser realizada no site da Vunesp, na área do candidato.

Os portões fecham às 14h, quando a prova começa a ser aplicada. Às 17h, a saída do prédio começa a ser liberada. O exame tem duração máxima de cinco horas, com encerramento às 19h.

Após a entrada no prédio, o candidato deve se deslocar imediatamente para a sua sala de prova. Para evitar o contato entre os participantes, não será permitida a permanência em saguões, corredores e áreas externas.

A Vunesp ainda orienta os candidatos a manterem o distanciamento mínimo de 1 metro na entrada das salas, nos banheiros, nos bebedouros e durante a saída do prédio.

O uso de máscara será obrigatório durante todo o período de realização da prova. A retirada da proteção será permitida por um curto período de tempo para consumo de água e alimentos.

Não é permitida a entrada nem a permanência do candidato que não estiver usando máscara.

O caderno e o gabarito serão divulgados a partir das 20h do próprio dia da prova na página da Vunesp.

Atenção: aqueles que tiverem diagnóstico confirmado ou suspeita de covid-19 ou ainda que tiverem tido contato com um caso confirmado ou suspeito da doença não devem comparecer aos locais de prova.

A prova

Nesta primeira fase, a prova terá, ao todo, 90 questões objetivas. Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas:

  • Linguagens e códigos (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte);
  • Ciências humanas (elementos de história, geografia, filosofia e sociologia);
  • Ciências da natureza e matemática (elementos de biologia, química, física e matemática).

O que levar

Para fazer a prova, o candidato deverá levar:

  • Documento de identificação original com foto;
  • Caneta esferográfica com tinta preta;
  • Régua transparente;
  • Máscaras de proteção facial reservas;
  • Saco plástico para acondicionamento e/ou descarte de seu material de proteção utilizado (máscaras, luvas etc.), seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

A Vunesp alerta que a eventual utilização de caneta de tinta de outra cor que não preta para o preenchimento das respostas pode acarretar prejuízo ao candidato, já que as marcações poderão não ser detectadas pelo software de reconhecimento utilizado para a leitura do gabarito.

O que não levar

Durante as provas, não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos, como calculadora, telefone celular, relógio ou reprodutor de áudio de qualquer natureza. Também fica proibido o uso de protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.

Além disso, é expressamente proibido portar armas de qualquer espécie.

Caso o aluno esteja com qualquer um desses materiais, eles serão colocados em uma embalagem lacrada pelo fiscal da sala e que deverá ser mantida em local visível na sala de prova.

Aqueles que não obedecerem às orientações poderão ser excluídos do processo seletivo.

Próximas etapas do processo seletivo

  • Divulgação do gabarito: o caderno e o gabarito serão divulgados a partir das 20h do próprio dia da prova na página da Vunesp
  • Segunda fase: 19 de dezembro
  • Divulgação do resultado final: 27 de janeiro de 2022