Topo

Chico Buarque e Chico Mendes entre os temas do vestibular da Unesp

DENISE GUIMARÃES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: DENISE GUIMARÃES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

15/11/2021 22h30

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) concluiu hoje a realização da primeira fase do vestibular 2022. Nesta segunda-feira (15) foi a vez dos inscritos em cursos de exatas e humanidades, além de treineiros. A prova trouxe questões com temas sobre Chico Buarque, Chico Mendes, Semana de Arte Moderna de 22, Platão, Maquiavel e conservação da água.

O UOL corrige a prova, em parceria com o Objetivo. Basta acessar o link.

"Os assuntos abordados foram os clássicos do ensino médio. E o nível de dificuldade foi médio. O destaque fica para o inglês que teve uma prova muito criativa, sofisticada e analítica", disse o diretor do Curso Anglo, Daniel Perry.

"A prova desta segunda-feira, teve o mesmo perfil da de domingo, com coerência por parte da Unesp em relação ao nível de dificuldade e formato. De uma forma geral, sem surpresas", disse o diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Daniel Cecílio.

Humanas

História teve diversidade nos temas, que contemplou a história de Roma e Moderna, Idade Média e Moderna, além de Brasil Colonial, Imperial e Republicano.

Para o professor do Objetivo, Eduardo Britto, a prova de geografia foi considerada difícil. "Tivemos questões que abrangeram conflitos na África com a atuação de grupos terroristas".

Exatas

"Uma prova sem grandes surpresas e sem questões que demandassem esforço excessivo ou uma grande tirada de resolução", disse o professor do Objetivo, João Alves sobre a prova de matemática.

Química teve questões diretas e objetivas, mas nem por isso deixo de abranger os principais assuntos da disciplina.

"Uma prova difícil porque exigiu do aluno um conhecimento técnico bom e consistente", disse o professor do Objetivo Thomas Haupt, com relação ao exame de física.

Linguagens

Português teve questões de gramática, funções sintáticas e reescrita. Textos de Álvares de Azevedo e Graciliano Ramos. E um sobre as vanguardas europeias, que estava em inglês, sobre surrealismo.

Na prova de inglês, o que chamou a atenção dos professores foi um texto sobre o uso inteligente da água e sua preservação. E que o exame estava mais fácil do que o aplicado no primeiro dia.

Biológicas

Em biologia, o exame teve temas abrangentes envolvendo zoologia, doenças, conceito de espécies, botânica, fisiologia e genética. O destaque apareceu numa questão interdisciplinar com matemática, que envolvia cálculos de combinações com conceito de transgenia (evolução do melhoramento genético convencional).

A segunda fase será realizada no próximo dia 19 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 27 de janeiro de 2022.