Topo

Celular desligado, máscara obrigatória, horário: veja dicas para Enem 2021

Primeiro dia do Enem terá questões de linguagens, ciências humanas e a prova de redação - ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Primeiro dia do Enem terá questões de linguagens, ciências humanas e a prova de redação Imagem: ADAILTON DAMASCENO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ana Carla Bermúdez

Colaboração para o UOL

18/11/2021 04h00

O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 acontece neste domingo (21), quando os candidatos responderão às questões de linguagens e ciências humanas, além de fazerem a prova de redação.

Para ajudar a chegar ainda mais preparado para a prova, o UOL separou algumas dicas do que você pode fazer antes e no dia do exame. Veja a seguir:

Chegue ao local de prova com antecedência

Para evitar imprevistos, é recomendável que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência. No Enem, os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília).

Vale lembrar que, devido à pandemia do coronavírus, é recomendado evitar aglomerações durante a espera da entrada nos locais de prova. O uso de máscara será obrigatório.

"O ideal é que os alunos cheguem ao local de provas com ao menos uma hora de antecedência. Alunos que dependam de transporte coletivo devem ficar ainda mais atentos", diz Alfredo Terra Neto, professor de história e orientador do cursinho Oficina do Estudante.

Fernando Santo, gerente de inteligência educacional e avaliação do cursinho Poliedro, sugere ainda que, se possível, os alunos façam um teste do deslocamento que farão no dia da prova. "É preciso levar em consideração que, no dia em que ele estará indo fazer a prova, vai ter trânsito, vai ter muita gente chegando ao mesmo tempo ao local."

Tenha uma estratégia para fazer a prova

Cada candidato tem a sua maneira de se organizar no momento da prova —seja priorizando a redação, por exemplo, ou então começando pelas questões objetivas, indo das mais fáceis para as mais difíceis.

Os professores destacam, no entanto, alguns pontos importantes. "Não basta só passar pelas questões", afirma o professor Santo. "É preciso ter alguma estratégia de anotar qual questão falta [resolver] e precisa ser revista pelo candidato", diz ele, que sugere que o aluno faça essas anotações na capa do caderno de questões.

Saber administrar o tempo também é fundamental —afinal, são 90 questões objetivas e uma prova de redação para serem resolvidas em, no máximo, cinco horas e meia.

"É importante que o candidato comece a passar o gabarito com 30 minutos de antecedência do fim da prova, para que haja tempo de fazer com a devida calma e de forma caprichada, sem que exista qualquer erro", diz o professor Neto.

Saiba o que não fazer para não zerar a redação

Alguns deslizes podem fazer com que o candidato tenha a sua redação zerada. Com isso, o candidato acaba sendo eliminado na busca de uma vaga no ensino superior.

Na edição 2020 do Enem, os principais motivos que levaram os participantes a tirarem zero na redação foram a entrega da folha de redação em branco, fuga ao tema apresentado e cópia do texto motivador. Veja aqui todos os fatores que levam à atribuição de zero na redação.

Cuidado com itens proibidos

O edital do Enem proíbe que o candidato faça a prova portando uma série de objetos.

Equipamentos como telefone celular, tablets e relógios inteligentes devem ser desligados e mantidos em um porta-objetos lacrado desde o ingresso até a saída definitiva do local de provas. Qualquer tipo de notificação desses dispositivos, mesmo que seja um alarme, é motivo para eliminação do candidato.

Também estão proibidos artigos como caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, protetor auricular e fones de ouvido.

Vale lembrar que, por outro lado, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, documento de identificação válido e máscaras de proteção contra a covid-19.

Pense na alimentação

Para evitar transtornos, dê preferência a uma alimentação leve no dia do Enem. O professor Neto lembra que, como o aluno provavelmente vai estar aguardando o início das provas no horário do almoço, é importante pensar em um lanche que possa ser transportado e ingerido antes da entrada na sala.

"Como a prova é muito longa, também é fundamental se alimentar durante ela, mas deve ser algo que seja prático, rápido e que tenha uma boa digestão. A hidratação antes e durante a prova também é muito importante", afirma.

O professor Santo diz ainda que, além dos alimentos e da bebida, é importante pensar em levar máscaras reserva e álcool em gel.