Topo

Enem 2021: Zerei a redação; devo fazer o 2º dia de prova?

Realizada pelos candidatos ontem, redação do Enem vale um máximo de mil pontos - Arte/UOL
Realizada pelos candidatos ontem, redação do Enem vale um máximo de mil pontos Imagem: Arte/UOL

Ana Carla Bermúdez

Colaboração para o UOL

22/11/2021 04h00

Uma das provas mais esperadas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a redação, que foi realizada pelos candidatos ontem, no primeiro dia do exame, junto às questões de linguagens e ciências humanas.

Em meio ao nervosismo e à tensão da prova, muitos participantes podem pensar que, apesar de terem se preparado para o Enem, acabaram se saindo mal na redação —ou, pior ainda, que tiraram nota zero. No Enem, a redação vale um máximo de mil pontos.

E agora, o que fazer nesse caso? O Enem continua no próximo domingo (28), quando serão aplicadas as questões de matemática e ciências da natureza. Vale a pena fazer o segundo dia do exame tendo zerado a redação?

Antes de tudo, é preciso pensar com calma: mesmo que o candidato acredite que tirou uma nota ruim ou zerou a redação, pode ser que isso seja apenas uma impressão.

"A nota negativa na redação é uma percepção do aluno, e não necessariamente o resultado final. Ele não tem como saber se foi mal antes da correção do texto", afirma Claudio Falcão, diretor do sistema de ensino pH.

Ele defende que, por isso, vale a pena que o participante faça o segundo dia do Enem. "Mesmo com a sensação de um desempenho abaixo do esperado, é importante que o candidato não se deixe abalar e esteja presente nos dois dias", diz o diretor.

É importante lembrar que um zero na redação deixa o candidato de fora do Prouni (Programa Universidade para Todos), do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Entre os motivos que zeram a redação do Enem, estão a entrega da folha de redação em branco —mesmo que o candidato tenha feito algum texto na folha de rascunho—, fuga ao tema apresentado e cópia do texto motivador. Veja aqui quais são todos os fatores que levam ao zero na redação.

Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, afirma que algumas instituições particulares não consideram o zero como um impeditivo em seus processos seletivos.

"Se ele zera a redação e eventualmente vai bem nas outras áreas do conhecimento, pode ter algum tipo de oportunidade", afirma. "Vale a pena ele investigar se tem sentido, no vestibular que ele vai prestar, essa nota zero de redação."

Falcão e Molina destacam ainda que, independentemente do desempenho do candidato na redação, o segundo dia do Enem pode ser utilizado como treino para que o participante conheça ainda melhor o modelo do exame.

"Participar dos dois dias de exame oficialmente, dentro dos horários estipulados, seguindo todas as regras e tendo a experiência completa, isso tudo serve como um treinamento", afirma Falcão.

"É uma forma do estudante se familiarizar com o estilo da prova e se conhecer também, identificando quais questões são mais fáceis e quais apresentam um maior desafio", diz ainda.