Topo

Enem 2021: Veja dicas para a prova de biologia

No Enem, temas de biologia são cobrados na prova de ciências da natureza, que acontece neste domingo (28) - Arte/UOL
No Enem, temas de biologia são cobrados na prova de ciências da natureza, que acontece neste domingo (28) Imagem: Arte/UOL

Ana Carla Bermúdez

Colaboração para o UOL

25/11/2021 04h00

O segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece no próximo domingo (28), quando os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza, que envolve temas de física, química e biologia.

Na reta final para a prova, vale a pena revisar o que você já estudou e saber quais são os temas mais cobrados em cada área. Para te ajudar a se preparar ainda melhor para este segundo dia de Enem, o UOL selecionou algumas dicas sobre o conteúdo de biologia. Confira:

Atenção ao enunciado

No Enem, ler o enunciado da questão com atenção e interpretar o que está sendo perguntado é um passo extremamente importante.

"O texto é fundamental para o aluno entender o que o Enem está querendo", diz o professor Luiz Carlos Bellinello, coordenador de biologia do curso Objetivo.

Ele dá a dica: grife a parte do enunciado que traz o pedido da questão para facilitar na hora de encontrar uma resposta. Segundo o professor, duas alternativas vão parecer mais convidativas, mas é preciso atentar para definir qual delas é, de fato, a opção correta.

O que mais cai em biologia

Entre os temas mais abordados pelo Enem nas questões de biologia, segundo o professor Bellinello, estão a agricultura e biomas brasileiros, por exemplo.

Os danos causados pela agricultura ao meio ambiente, na avaliação dele, podem ser uma das formas de o tema aparecer na prova. "É exatamente o desmatamento, a queimada, a aplicação excessiva de adubos o que tem provocado um dano violento no efeito estufa", afirma.

Cícero Melo, autor de biologia do sistema de ensino pH, diz que cerca de um terço das questões de biologia são de temas relacionados à ecologia. "Normalmente são 15 questões de biologia, das quais, em média, cinco são de ecologia", afirma.

Outros temas que podem cair no Enem, segundo ele, são metabolismo energético (respiração e fotossíntese), fisiologia humana, botânica e questões que falam sobre bichos.

O professor Bellinello destaca, ainda, que muitas perguntas do Enem tendem a ser interdisciplinares, o que faz com que a biologia possa eventualmente ser confundida com química ou geografia.

Veja os cinco assuntos que mais caem em biologia no Enem: