Topo

Enem 2021: Por que demoram para sair o gabarito e os resultados?

Último dia do Enem aconteceu ontem; publicação do gabarito oficial e dos resultados do exame não é imediata - Arte/UOL
Último dia do Enem aconteceu ontem; publicação do gabarito oficial e dos resultados do exame não é imediata Imagem: Arte/UOL

Ana Carla Bermúdez

Colaboração para o UOL

29/11/2021 04h00

Após a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que concluiu ontem o segundo e último dia de provas na edição de 2021, muitos candidatos ficam ansiosos pela publicação do gabarito oficial e dos resultados do exame.

Essa divulgação, no entanto, não é imediata. No caso do gabarito oficial, a demora é de alguns dias —o UOL fez, em parceria com o Objetivo, a correção extraoficial do exame. Já para a publicação dos resultados, isto é, do desempenho individual de cada candidato, é preciso esperar ainda algumas semanas. Entenda melhor a seguir:

Gabaritos saem em até 3 dias úteis

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo Enem, tem até três dias úteis após a realização das últimas provas para publicar o gabarito oficial do exame.

Como o último dia do Enem aconteceu no dia 28 de novembro, esse prazo termina, portanto, no dia 1º de dezembro. Não há previsão de horário para a divulgação. Tanto os gabaritos como os cadernos de questões devem ser publicados, dentro do prazo, na seção "Provas e Gabaritos" do portal do Inep.

De acordo com o instituto, o gabarito oficial do Enem não é publicado nos mesmos dias em que são aplicadas as provas porque é preciso conferir se os cadernos de questões correspondem à versão consolidada e produzida na gráfica.

Vale lembrar, no entanto, que o desempenho obtido pelo candidato em cada uma das áreas avaliadas no Enem não pode ser calculado apenas pela soma dos acertos na prova.

Isso porque o Enem utiliza uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), que diferencia as questões de acordo com o nível de dificuldade —o modelo, que prioriza a coerência no desempenho dos estudantes, também é conhecido como sistema "antichute". Entenda melhor como funciona a TRI.

Logística, correção e resultados

O Inep ainda não informou quando serão divulgados os resultados do Enem 2021. A expectativa, no entanto, é que os desempenhos individuais de cada candidato sejam publicados a partir de janeiro de 2022.

A divulgação dos resultados demora porque, após a realização do Enem, é preciso realizar ainda uma série de passos. Primeiramente, é dado início à operação de logística reversa, para que todos os cartões-respostas e folhas de redação cheguem às centrais de correção do consórcio aplicador.

O Inep não informa quanto tempo esse processo leva, mas se sabe que a operação de distribuição das provas antes da aplicação do exame, por exemplo, pode levar até um mês.

Nas centrais do consórcio aplicador, equipes separam e digitalizam os cartões-respostas e as folhas de redação.

A correção dos cartões pode ser feita de forma relativamente rápida, por leitura óptica. O Inep, no entanto, só divulga o desempenho completo do candidato em todas as provas, e o processo de correção da redação é o mais demorado.

Isso porque a redação é sempre avaliada por ao menos dois corretores diferentes —em casos específicos de grande discrepância entre as notas atribuídas por eles a um texto, entra em cena um terceiro corretor.

Quando liberados, os resultados do Enem serão divulgados no portal do Inep.